Escola Interativa ganha aplicativo para produção de textos
24/11/2016
Os primeiros a conhecer a nova ferramenta, na terça-feira (22), foram os professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Foto: Júlia Carvalho / Divulgação

Secretaria de Governança

Professores e orientadores pedagógicos de escolas municipais de São José dos Campos conheceram nesta semana uma nova plataforma digital para ensinar produção de texto que estará disponível para os alunos já a partir deste final de ano. É o aplicativo “Tecendo Textos”, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Professor Eduardo Augusto Fernandes, centro de inteligência do Programa Escola Interativa.

Os primeiros a conhecer a nova ferramenta, na terça-feira (22), foram os professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Eles poderão usar os recursos do aplicativo em sala de aula, utilizando os tablets dos alunos.

Segundo a professora Françoise Fernandes, coordenadora de ensino dos Anos Iniciais, o aplicativo tem como objetivo auxiliar o professor no desenvolvimento de projetos e sequências didáticas de Língua Portuguesa, no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da produção de textos, fazendo uso das mídias digitais como recurso interativo no cotidiano escolar.

“Esse projeto vai agregar muito para as crianças com as atividades que proporcionam interação, principalmente na produção dos textos”, disse a professora Irene Ferreira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Elza Regina Bevilacqua.

O aplicativo proporciona inclusão, percepção visual e auditiva e facilidade ecológica, porque economiza papel. Além disso, o trabalho contínuo na tela traz inovações para a sala de aula e deixa as mãos dos professores mais leves, pois hoje não precisamos mais carregar todo o material didático”, comentou a professora Monica Bernardes, também da EMEF Elza Regina Bevilacqua.

Na versão preliminar apresentada nesta terça-feira aos professores, o aplicativo traz subsídios para o trabalho de produção textual com os gêneros: Legenda de fotos e Contos de fadas, desenvolvidos com os alunos dos 1º anos.

Escola Interativa

O Programa Escola Interativa, implantado na rede municipal desde julho de 2014, vem contribuindo decisivamente para um novo processo de aprendizagem que une tecnologia e pedagogia. A iniciativa tem capacitado profissionais de educação, modernizando e transformando toda a rede.

No total, 47 unidades de Ensino Fundamental e 78 de Educação Infantil são atendidas hoje pelo Programa, que beneficiou 60 mil alunos e capacitou 4 mil professores, além de coordenadores de ensino, diretores das escolas e agentes administrativos da Secretaria de Educação.

A Prefeitura também criou o LEDI Professor Eduardo Augusto Fernandes, um centro de inteligência da Escola Interativa destinado a atividades de inclusão digital, educação tecnológica e criação de conteúdo educativo digital, inclusive aplicativos e jogos instalados nos tablets. Realiza também oficinas para educadores da rede, alunos e comunidade em geral.