LEDI terá oficinas gratuitas para comunidade neste sábado
24/11/2016

Secretaria de Educação e Cidadania

O Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Professor Eduardo Augusto Fernandes, de São José dos Campos, promove na manhã deste sábado (26), das 9h às 13h, oficinas gratuitas abertas à comunidade. As atividades serão realizadas no ‘Espaço Maker’ do LEDI, que fica à Rua Tsunessaburo Makiguti, 157, no bairro Floradas de São José, região sul.

A previsão é que cerca de 200 pessoas participem das oficinas, entre alunos da Rede Municipal e de escolas particulares, além da comunidade em geral.

O destaque vai para a oficina de Scratch (linguagem de programação gráfica), que tem a proposta de ensinar aos participantes uma linguagem de programação de fácil entendimento, possibilitando a criação de jogos.

Ocorrerá também o Campeonato de Robótica (Lego), atividade que ensinará noções básicas de linguagem computacional e robótica. Ao final da oficina, será realizada uma competição que avaliará o desempenho do robô criado.

Outro destaque será o Sanja Runner, primeiro jogo virtual desenvolvido pelo LEDI que já está sendo usado nas escolas da rede municipal para ensinar história e geografia da cidade aos alunos que utilizam os recursos do Programa Escola Interativa.

A Carreta Robotruck será outra atração da manhã de oficinas, com atividades de robótica e cidadania, visando oferecer oportunidades a jovens e crianças para que se aproximem das ciências e da tecnologia.

Haverá ainda o desenvolvimento de um aplicativo para celular com foco na robótica e mostras do Instituto Alpha Lumen e de vídeos produzidos por alunos da Rede Municipal de São José dos Campos.

Não é necessário fazer inscrição para o evento e nem ser aluno da Rede Municipal. Todos podem participar, inclusive pais que quiserem acompanhar os filhos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3931-6007.

Espaço Maker

Inaugurado dentro do LEDI no final de 2015, em parceria com a Fundação Lemann, o Espaço Maker tem como proposta incentivar os alunos a construir seus próprios projetos, usando a tecnologia, os materiais recicláveis e as próprias mãos como ferramentas para a criação.