Profissionais participam de curso para aprimorar conciliação
24/11/2016

Secretaria de Governança

Um grupo de conselheiros tutelares, assistentes sociais e psicólogas das unidades de atendimento social da Secretaria Desenvolvimento Social (SDS) conclui neste sábado (26) o curso gratuito para aprimorar técnicas usadas em audiências de conciliação de conflito.

O curso é ministrado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo. As quatro primeiras aulas ocorreram entre 12 a 15 de novembro, durante todo o dia, no auditório térreo do Paço Municipal.

A aula inicial foi sobre “Constelação Familiar”, com técnicas terapêuticas que ajudarão o mediador a esclarecer as partes envolvidas no processo judicial o que há por trás do conflito – que em geral, são questões de origem familiar, como violência doméstica, endividamento, guarda de filhos, divórcios litigiosos, inventário, adoção e abandono.

O grupo passará por 40 horas de aulas teóricas. A capacitação também aborda situações de mediação de conflito, o funcionamento da Escola de Pais, entre outros assuntos. O mesmo curso foi aplicado a 25 funcionários e estagiários do Procon Municipal de São José, há um mês, com técnicas que se adaptam às audiências de órgão administrativos como o Procon.

Durante todo curso, os participantes são acompanhados por três mediadoras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ana Carolina Vasconcelos Ivanov e Cassia Aparecida Domingues Watanabe, ambas de Mogi das Cruzes, e Wania Maria Fogliene, de Taubaté.