Concurso de curtas-metragens reúne estudantes da rede
25/11/2016
A final do concurso de curtas-metragens “Curta sua Cidade”, premiou  as escolas municipais que se destacaram. A premiação foi no LEDI
A final do concurso de curtas-metragens “Curta sua Cidade”, premiou as escolas municipais que se destacaram. A premiação foi no LEDI Foto: Divulgação

A final do concurso de curtas-metragens “Curta sua Cidade”, promovido pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura de São José dos Campos, premiou nessa quinta-feira (24) as escolas municipais que se destacaram. A entrega de prêmios foi no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Professor Eduardo Augusto Fernandes, na região sul da cidade.

Promovido pela Secretaria de Educação, o concurso reuniu 7.130 alunos dos 7º e 9º anos das 47 escolas da Rede Municipal. Os trabalhos seguiram os temas abordados em sala de aula, como parte do enriquecimento curricular, abrangendo as disciplinas Educação do Consumidor, Aprendiz de Turismo e Educação para a Cidadania. Foram premiados 45 alunos e 15 professores.

Os estudantes se dividiram em grupos de no máximo três componentes e produziram curtas-metragens de até 3 minutos de duração, relacionando os conteúdos aprendidos em sala com o cotidiano da cidade.

Os alunos do 7º ano trabalharam o tema “Consumo Saudável: Hábitos que geram vida”, estudado na disciplina Educação do Consumidor. Nesta categoria, a vencedora foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Jacyra Vieira Baracho, do Jardim Veneza (região sul).

As alunas que desenvolveram o trabalho focaram na alimentação saudável. “Aprendemos muito com esse trabalho, foi muito legal estudar os tipos de alimentos e ganhar. Ter o trabalho reconhecido então, foi muito melhor”, contou a aluna Ana Clara Braga.

Já os estudantes do 9º ano se dividiram em dois grupos. O primeiro enfocou o tema “Nossa Escola Nosso Patrimônio: Preservação e Conservação do Patrimônio Escolar”, embasado pela disciplina Educação para a Cidadania. A EMEF Professora Norma de Conti Simão, do Residencial Bosque dos Ipês, região sul, foi a vencedora nesta categoria.

O segundo grupo abordou o tema “Patrimônios e Pontos Turísticos de São José dos Campos”, assunto trabalhado pela disciplina Aprendiz de Turismo. A EMEF Silvana Maria Ribeiro de Almeida, do Jardim Cerejeiras, região leste, foi a que mais se destacou.

Em todas as produções, a cidade serviu como cenário e seus moradores como personagens de histórias ficcionais ou não. O trabalho de pesquisa realizado nas escolas envolveu as demais disciplinas, os pais e a comunidade.

A cerimônia deste ano contou com uma ação social que envolveu todas as EMEFs na arrecadação de brinquedos que serão doados a crianças carentes da cidade.