Prefeitura entrega mais 198 moradias para famílias de SJC
25/11/2016
Moradora sorri com as chaves nas mão. Ao todo, em 4 anos, prefeitura entregou quase 3 mil unidades habitacionais em SJC
Moradora sorri com as chaves nas mãos. Ao todo, em 4 anos, prefeitura entregou quase 3 mil unidades habitacionais em SJC Foto: Rosana Capucho/PMSJC

O prefeito de São José dos Campos entregou nesta sexta-feira (25) mais de 198 moradias na cidade. As unidades do Residencial Bom Retiro, no bairro Novo Horizonte, na zona leste, foram construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, para famílias que vivem com renda de até R$ 1.800 por mês.

A cerimônia de entrega ocorreu na área externa do empreendimento e contou com a presença do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Flávio de Paula, do secretário de Estado de Habitação, do secretário de Habitação de São José e de outras autoridades do município.

Todas as famílias deixaram o local com as chaves da casa própria em mãos e já planejam começar a mudança para a nova moradia a partir deste sábado (26). “Estou com tudo arrumado e amanhã cedo vou começar a trazer as minhas coisas. É difícil não ficar ansioso depois de ter passado 18 anos aguardando por esse momento. A espera foi longa, mas nunca deixei de acreditar”, disse o aposentado Dalmo de Oliveira.

Os apartamentos do Residencial Bom Retiro possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem. Para portadores de necessidades especiais, as unidades são adaptadas. O conjunto está equipado com portaria, sistema de interfone, água e luz em nome dos proprietários, quadra e salão de festas. “Sem dúvida, esse será o melhor Natal que vou passar com a minha família, pela primeira vez ele será na minha casa de verdade”, comemorou Sidney de Olímpio.

O prefeito acredita que o convênio com o governo federal para trazer o programa Minha Casa, Minha Vida a São José foi uma conquista da população e que deve ser mantido na cidade. “Antes não tínhamos condições para construir moradias aos mais necessitados. Somente a partir de 2013 é que foi possível iniciar esses projetos e realizar o sonho dessas pessoas.”

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Flávio de Paula, elogiou os trabalhos conduzidos pela Prefeitura para viabilizar a entrega de mais um empreendimento no município. “Nosso objetivo é esse, entregar o grande sonho do cidadão de ter uma casa própria. Vamos continuar trabalhando para que cada vez mais pessoas possam conquistar essa realização”, afirmou.

Das 198 unidades entregues, 16 foram destinadas para famílias que atualmente vivem em áreas de risco na cidade, entre elas três são do Banhado e duas do Rio Comprido. Também foram beneficiados moradores da comunidade Menino Jesus, Chácaras Araújo, Morro do Macaco, Caramujo, Boa Vista e Freitas.

Balanço

Desde 2013, quando firmou convênio com o governo federal para a implantação do Minha Casa, Minha Vida, em São José, a Prefeitura já entregou mais de 1.570 apartamentos por meio do programa - incluindo as 198 moradias do Bom Retiro. Outras 1.317 unidades foram construídas por meio da parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

A Prefeitura construiu ainda 34 casas com apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que foram entregues no início deste mês a seus respectivos proprietários. Somando todas as moradias, a atual administração foi responsável pela entrega de 2.921 unidades habitacionais em menos de quatro anos.

A previsão é que até o final do ano sejam entregues as 1.461 casas do Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste. Além disso, estão em construção outros 576 apartamentos do residencial Cajurú I e III e 588 do Limoeiro I e II.

Apoio

Todas as famílias que vão morar nos conjuntos habitacionais construídos pela Prefeitura recebem apoio de uma empresa especializada em orientação e suporte social para atender as demandas e necessidades individuais e coletivas de cada beneficiário.