Escola Interativa vence prêmio de tecnologia aplicada à educação
26/11/2016
Imagem mostra professoras utilizando o tablet do programa Escola Interativa
O programa Escola Interativa, da rede municipal de educação de São José, foi o primeiro colocado na categoria Infraestrutura Foto: Júlia Carvalho / Divulgação

Secretaria de Governança

O programa Escola Interativa, da Prefeitura de São José dos Campos, conquistou o primeiro lugar no Prêmio ARede Educa 2016, referência na área de tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação. O resultado foi divulgado nessa sexta-feira (25).

O prêmio está na 9ª edição e recebeu mais de 500 inscrições de projetos. A Escola Interativa venceu na categoria Infraestrutura, superando os projetos “Laboratório de Redes de Computadores”, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e “Salas Multimídia”, da Prefeitura de Guarujá, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O prêmio ARede Educa é mantida pela BIT SOCIAL, organização social que tem como proposta difundir e estimular a inclusão social por meio do uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs).

Os projetos foram avaliados por um grupo de educadores especializados em tecnologia, acadêmicos, ativistas e representantes de setores de governos e da iniciativa privada.

Roseli Ferreira, coordenadora do programa, ressaltou a importância da conquista do prêmio. "O prêmio é reconhecimento de todo trabalho realizado dentro do programa e das ferramentas tecnológicas disponibilizadas em todas as escolas para uso dos alunos, professores e gestores da Rede Municipal."

A premiação destacou alguns indicadores já obtidos pela Escola Interativa, como uma melhoria de 16% no desempenho dos alunos do Ensino Fundamental nas avaliações nacionais e a redução na evasão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que caiu de 40% para 26%.

Também foi destacado investimento necessário para o programa atingir toda rede municipal de São José dos Campos, com aquisição de equipamentos e implantação de internet banda larga nas escolas. Outro ponto favorável foi a parceria com instituições, como Unifesp, Centro de Tecnologia Renato Archer e Fundação Lemann, que permitiu ao programa avançar rapidamente na produção de games e ensino da linguagem de programação.

Escola Interativa

O Programa Escola Interativa, implantado na rede municipal desde julho de 2014, vem contribuindo decisivamente para um novo processo de aprendizagem que une tecnologia e pedagogia. A iniciativa tem capacitado profissionais de educação, modernizando e transformando toda a rede.

No total, 47 unidades de Ensino Fundamental e 78 de Educação Infantil são atendidas hoje pelo Programa, que beneficiou 60 mil alunos e capacitou 4 mil professores, além de coordenadores de ensino, diretores das escolas e agentes administrativos da Secretaria de Educação.

A Prefeitura também criou o LEDI (Laboratório de Educação Digital Interativa), um centro de inteligência da Escola Interativa destinado a atividades de inclusão digital, educação tecnológica e criação de conteúdo educativo digital, inclusive aplicativos e jogos instalados nos tablets. Realiza também oficinas para educadores da rede, alunos e comunidade em geral. A lista completa com os vencedores está no site da Rede Educa.