Famílias assinam contrato de suas casas no residencial Cajuru III
28/11/2016
Famílias assinam contrato de suas casas no residencial Cajuru III
O evento, realizado no Centro da Juventude, marcou o fim de uma dramática espera dos futuros moradores do conjunto habitacional Foto: Rosana Capucho/Divulgação

As 288 famílias contempladas com uma moradia no residencial Cajuru III, na zona leste de São José dos Campos, assinaram nesta segunda-feira (28) o contrato de financiamento de seus respectivos imóveis. O evento, realizado no Centro da Juventude, marcou o fim de uma dramática espera dos futuros moradores do conjunto habitacional, que aguardavam há anos pela oportunidade de ter uma casa própria no município.

É o caso da auxiliar de limpeza Ana Maria da Silva, de 61 anos. Desde 2006 ela está inscrita no cadastro da Secretaria de Habitação para ser beneficiada com uma moradia. “Não acreditava mais que iria conseguir”, disse. A esperança foi retomada após 2013, quando a Prefeitura assinou convênio com o governo federal e implantou no município o programa Minha Casa, Minha Vida.

“Vi que estavam construindo casas e resolvi atualizar o meu cadastro. Daí foi rezar para ser atendida. Pago R$ 300 de aluguel por mês e vivo do meu trabalho, sou sozinha, não tenho ninguém para me ajudar com as despesas. Já conheci o apartamento e achei lindo, não vejo a hora de mudar e passar a economizar um pouquinho”, comemorou Ana Maria.

Durante o evento, representantes da Caixa Econômica Federal, agente financiador e responsável pela construção dos conjuntos habitacionais, informaram às famílias que as chaves dos apartamentos devem ser entregues até o final deste ano. No local, todos os beneficiários também realizaram o pedido de ligação da energia elétrica de seus imóveis junto a EDP Bandeirante.

Os apartamentos do Cajuru III possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e vaga de garagem. O condomínio está equipado com redes de água, esgoto, drenagem, asfalto e energia elétrica. Além disso, os moradores serão beneficiados com áreas de uso comum, como playground, salão de festas e portaria. No próximo mês, segundo a Caixa Econômica Federal, os 288 futuros proprietários do Cajuru I serão convocados para assinatura de contrato.

Balanço

Desde 2013, quando firmou convênio com o governo federal para a implantação do Minha Casa, Minha Vida, em São José, a Prefeitura já entregou mais de 1.570 apartamentos por meio do programa. Outras 1.317 unidades foram construídas por meio da parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

A Prefeitura construiu ainda 34 casas com apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que foram entregues no início deste mês a seus respectivos proprietários. Somando todas as moradias, a atual administração foi responsável pela entrega de 2.921 unidades habitacionais em menos de quatro anos.

Além 576 apartamentos do residencial Cajurú I e III, a previsão da Caixa Econômica Federal é que até o final do ano sejam entregues as 1.461 casas do Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste.

Apoio

Todas as famílias que vão morar nos conjuntos habitacionais construídos pela Prefeitura recebem apoio de uma empresa especializada em orientação e suporte social para atender as demandas e necessidades individuais e coletivas de cada beneficiário.