São Francisco recebe a 10ª oficina sobre Plano Diretor
28/11/2016

Os moradores do distrito de São Francisco Xavier recebem nesta terça-feira (29) a décima edição da Oficina de Leitura Comunitária - A Cidade que Queremos. O evento, aberto a toda comunidade, tem o objetivo de apresentar os trabalhos de atualização do Plano Diretor do município e coletar sugestões para a revisão final da legislação em vigor.

A reunião será na EMEF Professora Mercedes Rachid Edwads, a partir das 19h. No local, além das explicações técnicas sobre o que é o Plano Diretor, os participantes vão receber uma cartilha com informações que auxiliam no entendimento da lei e sua importância. Qualquer pessoa pode participar da oficina e contribuir com os trabalhos de atualização do texto.

A revisão do Plano Diretor está sendo realizada pela Secretaria de Planejamento Urbano com apoio do IPPLAN. Para a equipe técnica envolvida, a participação da sociedade nesta etapa das atividades é fundamental, apontando as principais carências de São José e fundamentando propostas de melhoria da cidade.

Após a conclusão da agenda de oficinas, a Prefeitura vai fechar um caderno de diagnóstico da cidade. O conteúdo será utilizado para a etapa final dos trabalhos, que é a atualização da lei e o envio da proposta à Câmara Municipal, onde será apreciada pelos vereadores.

As Oficinas de Leitura Comunitária já reuniram moradores de diversos bairros de São José. O último evento foi realizado no sábado (26), na Casa do Idoso Norte, em Santana. O calendário completo das oficinas está disponível no site oficial do Plano Diretor de São José. Por meio do portal, é possível consultar as atividades já realizadas e que estão programadas, fazer download de apresentações relacionadas ao assunto e encaminhar sugestões para avaliação da equipe técnica da Prefeitura.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei que organiza o crescimento e o funcionamento de São José. O Plano vale para todo o município, ou seja, para as atividades urbanas e rurais, e tem validade de dez anos. A atual legislação foi elaborada em 2006. Nessa última década, São José cresceu e se desenvolveu, passando a apresentar novas características e desafios.

A partir dessas mudanças, é preciso atualizar o diagnóstico existente para então se fazer propostas que norteiem o crescimento da cidade. A revisão do Plano Diretor também é uma exigência do Estatuto da Cidade.

Conselho Gestor

Os representantes de diversos segmentos da sociedade civil integram o Conselho Gestor que está atuando desde o início de agosto, acompanhando todas as etapas na revisão do Plano Diretor de São José dos Campos. Os membros foram indicados pelos seus segmentos e eleitos por seus pares, respeitando a proporcionalidade determinada em edital para cada segmento da sociedade.