Secretaria de Governança
Os espaços da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) recebem a partir desta quinta-feira (1º de dezembro) seis exposições, todas com entrada gratuita. Na Casa de Cultura Lili Figureira (Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre), começa a mostra “Momentos do Putim”, com fotografias de João Dimas dos Santos que é fotógrafo, morador da região e apaixonado pela natureza.
Na exposição, João Dimas dos Santos retrata capelas e igrejas da região, bem como as festas populares. Algumas dessas capelas já não existem mais, por exemplo, a Santa Cruz da Panela e Carpição. A mostra fica em cartaz até 21 de dezembro.
Ainda na Casa Lili Figureira, a exposição “Vitrine Viva” também é atração até 21 de dezembro. A mostra traz máscaras de marombos confeccionadas pelos aprendizes da Casa de Cultura e alunos da Fundhas - Embraer, sob a orientação da artista Eliete Santos.
Na Casa de Cultura Chico Triste (Rua Milton Cruz, s/nº - Vila Tesouro), a exposição “O Entorno do Rio Paraíba”, da artista primitivista Sonya Mello, pode ser vista até 18 de dezembro. As obras representam as cidades banhadas pelo Rio Paraíba do Sul.
Até 22 de dezembro, o Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana) exibe as peças produzidas em todas as oficinas de Artes Visuais durante 2016.
Já a Casa de Cultura Tim Lopes (Avenida Ouro Fino, 2520 – Bosque dos Eucaliptos) recebe a exposição “Lugares de São José”, resultado da oficina Despertar Fotográfico, orientada pelo fotógrafo joseense Lucas Cabral. O objetivo da oficina é eternizar a visão fotográfica do cotidiano de São José dos Campos.
‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’ é o nome da exposição permanente do Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana), que abriga diferentes imagens, fotos e vídeos relacionados à cultura popular da região e do Brasil.
O acervo está disponibilizado em oito diferentes ambientes: Sala São José dos Campos, Sala das Tecnologias, Sala Religiosidade, Sala Festas, Sala Santos de Fé, Sala Identidades, Sala Brasil e Sala Panelas do Vale. As visitas podem ser feitas de terça a sexta e feriados, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.