Região central recebe oficina sobre o Plano Diretor
30/11/2016

Secretaria de Planejamento Urbano

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quarta-feira (30) a penúltima Oficina de Leitura Comunitária - A Cidade que Queremos. Quem quiser participar do encontro e colaborar com os trabalhos de atualização do Plano Diretor do município deve comparecer à Casa do Idoso Centro, a partir das 19h. No local, todos poderão apontar as principais carências de São José e fundamentar propostas de melhoria da cidade.

As atividades estão sendo coordenadas pela Secretaria de Planejamento Urbano, responsável pela revisão da lei, com o apoio do IPPLAN. Durante a oficina, os participantes vão receber uma cartilha com informações que auxiliam no entendimento da lei. Os moradores que não puderem ir ao evento, podem participar da última reunião, agendada para o dia 3 de dezembro, às 9h, na EMEF Lúcia Pereira Rodrigues, no Jardim Santa Fé, região sudeste.

Para a equipe técnica envolvida, a participação da sociedade nesta etapa das atividades é fundamental, após a conclusão da agenda de oficinas, a Prefeitura vai fechar um caderno de diagnóstico da cidade. O conteúdo será utilizado para a etapa final dos trabalhos, que é a atualização da lei e o envio da proposta à Câmara Municipal, onde será apreciada pelos vereadores.

As Oficinas de Leitura Comunitária já reuniram moradores de diversos bairros de São José. O calendário completo das oficinas está disponível no site oficial do Plano Diretor de São José. Por meio do portal, é possível consultar as atividades já realizadas e que estão programadas, fazer download de apresentações relacionadas ao assunto e encaminhar sugestões para avaliação da equipe técnica da Prefeitura.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei que organiza o crescimento e o funcionamento de São José. O Plano vale para todo o município, ou seja, para as atividades urbanas e rurais, e tem validade de dez anos. A atual legislação foi elaborada em 2006. Nessa última década, São José cresceu e se desenvolveu, passando a apresentar novas características e desafios.

A partir dessas mudanças, é preciso atualizar o diagnóstico existente para então se fazer propostas que norteiem o crescimento da cidade. A revisão do Plano Diretor também é uma exigência do Estatuto da Cidade.

Conselho Gestor

Os representantes de diversos segmentos da sociedade civil integram o Conselho Gestor que está atuando desde o início de agosto, acompanhando todas as etapas na revisão do Plano Diretor de São José dos Campos. Os membros foram indicados pelos seus segmentos e eleitos por seus pares, respeitando a proporcionalidade determinada em edital para cada segmento da sociedade.