Presidente da Anatel visita programa Escola Interativa nesta sexta
01/12/2016

Secretaria de Educação e Cidadania

Uma comitiva da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) irá visitar nesta sexta-feira (2) o programa Escola Interativa de São José dos Campos. O grupo também irá conhecer outras iniciativas da Prefeitura na área de tecnologia, que despertaram o interesse da agência e podem ser aplicadas em outras cidades.

Integram a comitiva o presidente da Anatel, Juarez Quadros, parlamentares das câmaras temáticas de Educação e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, e o prefeito de Rio Branco (AC).

A visita está programada para começar às 8h no COI (Centro de Operações Integradas). Depois, a comitiva irá conhecer o sistema de estacionamento rotativo eletrônico de São José.

Às 10h, o grupo visita o LEDI (Laboratório de Educação Digital e Interativa), o centro de inteligência da Escola Interativa e, na sequência. a escola de ensino fundamental Profª Martha Abib Castanho. O programa está implantado em todas as 47 escolas municipais de Ensino Fundamental e nas 78 de Educação Infantil.

No período da tarde, a comitiva da Anatel irá à empresa Ericsson, onde conhecerá uma nova linha de produção de rádios, e ao Parque Tecnológico, onde é realizado o desenvolvimento de soluções de software para o programa Cidades Inteligentes.

Escola Interativa

O programa Escola Interativa, da Prefeitura de São José dos Campos, conquistou na semana passada primeiro lugar no Prêmio ARede Educa 2016, referência na área de tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação.

A Escola Interativa venceu na categoria Infraestrutura. A premiação destacou alguns indicadores já obtidos pela Escola Interativa, como uma melhoria de 16% no desempenho dos alunos do Ensino Fundamental nas avaliações nacionais e a redução na evasão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que caiu de 40% para 26%.

O programa, implantado na rede municipal, desde julho de 2014, vem contribuindo decisivamente para um novo processo de aprendizagem que une tecnologia e pedagogia. A iniciativa tem capacitado profissionais de educação, modernizando e transformando toda a rede.

No total, 47 unidades de Ensino Fundamental e 78 de Educação Infantil são atendidas hoje pelo Programa, que beneficiou 60 mil alunos e capacitou 4 mil professores, além de coordenadores de ensino, diretores das escolas e agentes administrativos da Secretaria de Educação.