FCCR lança aplicativo e faz balanço de gestão
01/12/2016

Secretaria de Governança

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realiza nesta segunda-feira (5), às 19h, no Cine Teatro Benedito Alves (Av. São José, 935 – Centro) uma audiência pública para prestação de contas da gestão de 2013 a 2016.  Neste mesmo evento também será lançado o aplicativo da plataforma Lugares da Cultura. A entrada é livre. O credenciamento começará a ser feito a partir das 18h. 

Durante o evento, serão apresentadas as políticas públicas e ações culturais que foram implementadas pela atual gestão nos últimos quatro anos. Também haverá breves apresentações Deo Lopes e o samba rural dos Angoleiros do Sertão. 

Desde 2013, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) vem trabalhando a política pública cultural seguindo as metas do direito à cidadania, do pertencimento e da transformação da realidade da população por meio da cultura.

Nos últimos quatro anos, as diretrizes da Fundação Cultural Cassiano Ricardo estiveram pautadas no diálogo entre os gestores e a população com a finalidade de expandir os horizontes para o fomento e a difusão cultural no município.

Com sede no Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100 - Santana), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo mantém nove casas de cultura, um centro cultural, três teatros, três museus e o Arquivo Público do Município.   

Aplicativo 

O aplicativo Lugares da Cultura é uma ferramenta para telefones celulares para acesso à plataforma digital de mesmo nome. (www.lugaresdacultura.org.br).

Para utilizar esta ferramenta, é necessário abrir a loja de aplicativos do celular, clicar em pesquisar e digitar "Lugares da Cultura FCCR". Em seguida, é só instalar e planejar a sua agenda cultural.

Essa plataforma, gerenciada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, recebe e divulga informações sobre atividades culturais em São José dos Campos. 

Lugares da Cultura é uma plataforma livre, gratuita e colaborativa com informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais. Ela é alimentada por agentes públicos e agentes culturais, colaborativamente. 

A ferramenta é uma instalação do software livre Mapas Culturais, desenvolvido pelo Instituto TIM, a qual disponibiliza dados sobre leis de fomento, mostras, convocatórias, editais, espaços culturais, grupos, bandas, artistas, entre outras iniciativas cadastradas pelos próprios usuários.