Novo portal facilita consulta e acesso a serviços da Prefeitura
02/12/2016
Site do Portal
O Portal é uma plataforma integrada ao site da Prefeitura, que contempla informações sobre mais de 1.600 serviços realizados pelo município Foto: Divulgação

A Prefeitura de São José dos Campos lançou nesta sexta-feira (2) uma nova ferramenta para facilitar a consulta e o acesso a serviços da administração. O Portal do Cidadão (www.portaldocidadao.sjc.sp.gov.br) é uma plataforma integrada ao site da Prefeitura, que contempla informações sobre mais de 1.600 serviços realizados pelo município.

O Portal oferece uma navegação mais amigável e intuitiva aos internautas, apresentando os serviços em categorias: Cidadão; Empresa; Turista; Casa e Moradia; Rua e Bairro; Transportes; Trabalho; e Esportes e Lazer. Cada serviço cadastrado traz a descrição, formulários necessários para requisição, links e informações que possam ajudar o munícipe na sua solicitação.

O Portal do Cidadão é integrado à Central de Atendimento 156. A plataforma foi desenvolvida em parceria com o IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) para agrupar em um endereço único os serviços que hoje são apresentados em várias páginas no site oficial da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br).

Desenvolvimento

O desenvolvimento do projeto, realizado pelo IPPLAN, partiu da necessidade do município em sistematizar o conhecimento. Segundo Célio Chaves, diretor geral do Instituto, as informações sobre os serviços encontravam-se fragmentadas, sob domínio dos técnicos. Muitos eram consultados apenas de forma presencial, nos Protocolos do Paço, ou nas repartições municipais distribuídas pela cidade.

Além disso, não existia na Prefeitura uma base única de informações. “Cada ponto de atendimento trabalhava com um cadastro próprio dos serviços executados. Com isso, dependendo da base de consulta, o munícipe recebia informações distintas para um mesmo serviço”, explica Célio.

O foco durante a elaboração do Portal foi o cidadão. Para a construção do layout foram analisados o relacionamento do munícipe com a Prefeitura e com o site existente. Para isso, foi feita uma pesquisa de experiência do usuário, com munícipes de diferentes perfis, servidores da Prefeitura e atendentes da Central de 156.

Iniciativas

A plataforma integra um conjunto de ferramentas que a Prefeitura implantou no site oficial para facilitar a navegação, ampliar a transparência e aproximar o poder público dos munícipes. Entre os benefícios está a padronização das informações, melhoria do atendimento, base única de conhecimento sobre os serviços ofertados pela Prefeitura, informações atualizadas sobre os serviços e melhor organização, entre outros.

Desde 2013, o site já ganhou um novo Portal da Transparência (www.sjc.sp.gov.br/maistransparencia) – com a disponibilização do Boletim do Município e listas de espera da habitação e creches –, um Mapa de Obras e Investimentos (www.sjc.sp.gov.br/mapadeobras) e a Consulta Online de Cirurgias (www.sjc.sp.gov.br/cirurgias), além de hotsites específicos para campanhas como a de combate à dengue.

A Prefeitura também tem investido em aplicativos para facilitar o acesso dos munícipes aos serviços públicos. O 156 Mobile permite a solicitação de serviços, informações, sugestões ou reclamações diretamente pelo celular. Já pelo Cidade Limpa o cidadão pode fazer denúncias de descarte irregular de entulho, pichação ou lixo.

Na área de transportes, o Moovit informa horários, linhas de ônibus, localização de pontos e tempo de deslocamento. O sistema de estacionamento rotativo também conta com um aplicativo, o SJCampos Estacionamento, que facilita a compra de créditos para estacionar na zona azul.