Para presidente da Anatel, Escola Interativa é um modelo para Brasil
02/12/2016
Escola Interativa
A comitiva passou pela escola municipal Professora Martha Abib Castanho, onde acompanhou o funcionamento do programa Foto: Rosana Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, elogiou o programa Escola Interativa durante visita a São José dos Campos nesta sexta-feira (2). Ele e uma comitiva da Agência Nacional de Telecomunicações conheceram programas da Prefeitura na área de tecnologia.

Para Quadros, a Escola Interativa é um modelo que deve ser estendido a todo o país. “Conhecer o programa foi uma surpresa agradável. O ideal é que se multiplique pelo Brasil adentro”, afirmou.

Além de representantes da Anatel, integraram a comitiva parlamentares, representantes da Prefeitura de Rio Branco (AC) e diretores da empresa Telefônica Vivo. O grupo foi recepcionado pelo prefeito.

A comitiva passou pela escola municipal Professora Martha Abib Castanho, onde acompanhou o funcionamento do programa em sala de aula e os benefícios dos recursos tecnológicos.

Em seguida, a comitiva visitou o LEDI (Laboratório de Educação Digital e Interativa), o centro de inteligência da Escola Interativa, onde conhecerem mais detalhes sobre o programa.

“São José tem um projeto fantástico, que não deve ser referência apenas para o Estado de São Paulo mas sim para todo o país”, afirmou o senador Jorge Viana, durante a visita.

A ideia, segundo ele, é implantar o modelo da Escola Interativa em Rio Branco. O prefeito lembrou os desafios do programa, implantando para atender as necessidades de uma cidade tecnológica como São José, preparando os alunos para o futuro.

“Começamos do zero e valeu apena. A iniciativa surgiu quando nos deparamos com uma cidade de altíssima tecnologia, mas que não investia na modernidade de suas escolas”, disse o prefeito.

Escola Interativa

O programa Escola Interativa, da Prefeitura de São José dos Campos, conquistou na semana passada primeiro lugar no Prêmio ARede Educa 2016, referência na área de tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação.

A Escola Interativa venceu na categoria Infraestrutura. O programa, implantado na rede municipal, desde julho de 2014, vem contribuindo para um novo processo de aprendizagem que une tecnologia e pedagogia, com auxílio de projetores interativos, tablets, notebooks para professores e internet banda larga.

Todas as 47 unidades de Ensino Fundamental e 78 de Educação Infantil são atendidas hoje pelo Programa, que beneficiou 60 mil alunos e capacitou 4 mil professores, além de coordenadores de ensino, diretores das escolas e agentes administrativos da Secretaria de Educação.

Segurança e trânsito

Também no período da manhã, a comitiva conheceu o sistema de monitoramento de segurança do COI (Centro de Operações Integradas) e o monitoramento do trânsito feito pelo CCO (Centro de Controle Operacional).

O sistema de estacionamento rotativo eletrônico de São José, que conta com um aplicativo para compra dos créditos, também foi apresentado ao grupo.

No período da tarde, a comitiva da Anatel visitou ainda a empresa Ericsson, onde conheceu uma nova linha de produção de rádios, e o Parque Tecnológico, onde é realizado o desenvolvimento de soluções de software para o programa Cidades Inteligentes.