Premiação do Concurso de Desenho da FCCR acontece neste sábado
02/12/2016
Desenho ganhador
O tema do concurso deste ano foi “Patrimônio Cultural de São José dos Campos”. Quase 600 desenhos foram inscritos Foto: Divulgação

A premiação do 12º Concurso de Desenho, realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, será neste sábado (03), às 10h, no Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29 – Centro). Serão premiados 30 estudantes entre de 06 e 18 anos. Na mesma manhã, serão entregues os novos instrumentos da Banda de Santana. Confira a lista dos vencedores no site da FCCR.

O tema do concurso deste ano foi “Patrimônio Cultural de São José dos Campos”. Quase 600 desenhos foram inscritos. O evento é voltado para os alunos e professores participantes, famílias, escolas e toda a comunidade interessada.

Os participantes foram divididos em três categorias, de 6 a 9 anos, de 10 a 13 e de 14 a 18 anos. Alunos de escolas públicas e particulares de São José dos Campos puderam se inscrever.

O objetivo do concurso é incentivar a preservação dos patrimônios materiais e imateriais da cidade, aproximando a nova geração dos bens culturais de São José dos Campos. O concurso tem a iniciativa da Diretoria de Patrimônio Histórico da FCCR.

A Banda de Santana, foi criada em 1949 e se destaca pela música popular e pela forma espontânea de tocar os instrumentos. A banda foi criada com o objetivo de acompanhar as festividades e cerimonias religiosas da cidade.

A banda é o primeiro patrimônio imaterial da cidade, preservada pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos).