FCCR realiza premiação e doação de instrumentos
03/12/2016
Premiação
A cerimônia de entrega dos desenhos contou com a participação de professores, diretores de escola, pais, familiares e amigos Foto: Paulo Amaral/FCCR

Após uma difícil escolha com quase 600 trabalhos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realizou na manhã deste sábado (3) a premiação dos 30 selecionados do 12º Concurso de Desenho no Museu Municipal de São José dos Campos (Praça Afonso Pena, 29 - Centro). Confira a lista dos vencedores no site da FCCR.

Durante este evento, também foram entregues os novos instrumentos da Banda de Santana. A última compra havia sido feita em 2000.

"Nós temos o maior compromisso com São José dos Campos, nós temos que preservar a Banda de Santana, afinal de contas, são 54 anos de história", disse o músico Onofre Rita dos Santos, maestro da banda que se tornou o primeiro patrimônio imaterial da cidade, preservada por lei municipal.

Após a homenagem aos músicos, foi realizada a cerimônia de premiação dos estudantes. O tema do concurso deste ano foi "Patrimônio Cultural de São José dos Campos".

"A alma do povo é a sua cultura, a arte, não podemos ceder a o imediatismo que existe hoje na arte. Por isso, é importante esse incentivo e essa preservação. Aqui se reúne dois bons exemplos, os estudantes que estão aprendendo um pouco dessa cultura e uma banda, que carrega uma tradição de mais de 50 anos", comentou o prefeito.

A cerimônia de entrega dos desenhos contou com a participação de professores, diretores de escola, pais, familiares e amigos. Os premiados estudam em escolas públicas e particulares de São José dos Campos.

"A gente incentiva as crianças e os adolescentes a conhecerem o que a gente tem de importante para a nossa história. Eu fico muito feliz quando vejo os desenhos, porque ninguém desenha sem pesquisar, sem buscar saber como é", comentou o presidente da FCCR, durante a abertura do evento.

Nesse concurso, os participantes foram divididos em três categorias, de 6 a 9 anos, de 10 a 13 e de 14 a 18 anos. "Foi muito legal participar desse concurso, uma experiência que não tinha nunca vivido em uma coisa que amo fazer, que é desenhar", comentou a estudante Lilian da Costa e Silva, de 12 anos. Ela se inspirou no banhado e nos parques criar o trabalho.

O concurso tem a iniciativa da Diretoria de Patrimônio Histórico da FCCR tem o objetivo de incentivar a preservação dos patrimônios materiais e imateriais da cidade, aproximando a nova geração dos bens culturais de São José dos Campos.

"Eu conheci muito mais da minha cidade depois que participei desse concurso. São José dos Campos é muito mais bonita do que eu imaginava",disse Lilian.