Quiosques do Novo Centro são nova atração na Orla do Banhado
04/12/2016
O projeto arquitetônico dos quiosques - inaugurados sábado - foi elaborado pensando na preservação da paisagem da orla do Banhado. Foto: Rosana Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

A Orla do Banhado ganhou uma nova atração para os moradores de São José dos Campos. Começaram a funcionar nesse sábado (3) os quiosques do Novo Centro, estabelecimentos comerciais que irão colaborar para movimentar a economia e ampliar a circulação de pessoas no local.

A inauguração dos estabelecimentos comerciais contou com a apresentação da Banda de Santana, entre outras atrações. O comerciante Paulo Silva, que trabalhará no quiosque 1, disse que está bastante entusiasmado.

"Nós estamos bastante animados com a possibilidade de trabalhar aqui, porque acreditamos que o movimento vai melhorar muito agora, com a abertura dos quiosques. Melhora para nós e para o movimento do centro, como um todo", disse.

A empresa Chaparral Conveniência venceu a licitação para dois pontos comerciais. No quiosque 04 o grupo irá manter o “Pastel & Cia” e no 01, único com comercialização de bebida alcoólica, irá trabalhar com a marca “Chaparral”.

A concorrência para o quiosque 03 foi vencida pela empresa “Trem Paulista Lanchonete”, que irá oferecer produtos alimentícios e bebidas não alcoólicas. O quiosque 02 irá abrigar um posto de apoio para rondas da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, ampliando a segurança do Novo Centro.

Os quiosques possuem 37 metros quadrados, com banheiro. A construção é admitida pela atual lei de zoneamento, que determina em seu artigo 304 que obras de interesse público, e serviços próprios da administração e seus congêneres, terão suas instalações com diretrizes próprias. O mesmo artigo cita ainda a necessidade de análise das secretarias de Planejamento Urbano, Transportes e Assuntos Jurídicos.

Buscando resguardar a segurança jurídica do projeto, a Prefeitura consultou ainda a Secretaria de Meio Ambiente, o Condephaat (Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado), além do Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural).

O projeto arquitetônico dos quiosques foi elaborado pensando na preservação da paisagem local da orla do Banhado. Tal preocupação faz parte também da certidão de diretrizes, uso e ocupação do solo e do relatório técnico da obra, expedidos pela Secretaria de Planejamento Urbano.

A abertura dos quiosques é a última etapa das obras do Novo Centro, projeto que modernizou e requalificou áreas da região central da cidade, incentivando o comércio local e o uso dos espaços pela população.

Após cinco meses da reurbanização do local – com implantação da ciclovia, decks, academia ar livre e reforço na iluminação – já é visível a recuperação das avenidas São José e Madre Tereza como espaço de convivência e prática esportiva.

O projeto do Novo Centro inclui a revitalização da Praça da Matriz; avenidas São José, Madre Tereza e Nove de Julho; e Rua Rui Dória e travessas próximas, que formaram um bulevar ao redor do Cine Teatro Benedito Alves, que também foi recuperado.

A Praça da Matriz recebeu novo piso e iluminação LED. As avenidas São José e Madre Tereza contam agora com ciclovia, decks de contemplação, paisagismo, iluminação LED e equipamentos como academia ao ar livre.

Essa ciclovia, que percorre toda Orla do Banhado, se conecta com a ciclovia da Avenida Nove de Julho, que também recebeu iluminação LED e novo paisagismo. Também há conexão com a ciclovia da Borba Gato. As avenidas São José, Madre Tereza, Nove de Julho e Rua Rui Dória tiveram o asfalto recuperado.