Prefeitura imuniza 100% do gado em propriedades cadastradas
05/12/2016
Vacas
Para vacinar o gado, foi cobrada uma taxa de R$ 1 por animal e o valor repassado à Prefeitura para cobrir os gastos com a campanha Foto: Divulgação

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A segunda fase da campanha de vacinação de gado em propriedades rurais de São José dos Campos encerrou com 100% de animais imunizados. Foram aplicadas 22 mil doses em rebanhos bovinos e bubalinos cadastrados na Prefeitura, entre os dias 1º e 30 de novembro, quando ocorreu a campanha.

Ao todo foram aplicadas 16 mil doses da vacina contra febre aftosa em 420 propriedades visitadas, e outras 6 mil contra raiva em 190 propriedades rurais somente no distrito de São Francisco Xavier. Na primeira fase da campanha, realizada no primeiro semestre deste ano, foram imunizados 5.578 bois e búfalos.

Para vacinar o gado, foi cobrada uma taxa de R$ 1 por animal e o valor repassado à Prefeitura para cobrir os gastos com a campanha. O contrato atual prevê ainda a realização da primeira fase da campanha no primeiro semestre de 2017, contra brucelose e febre aftosa. A vacinação é obrigatória e ocorre a cada seis meses.

O trabalho foi coordenado pela Divisão de Abastecimento do Departamento e Fiscalização e Posturas Municipais da Secretaria de Defesa do Cidadão, e obedece o calendário oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Informações pelo telefone 3901-1080, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Doença

A febre aftosa é uma doença viral contagiosa e transmitida ao homem por meio do contato direto com o animal doente ou pelo consumo de leite não pasteurizado proveniente de animal infectado. A raiva bovina é geralmente transmitida pela mordedura de morcegos hematófagos.