Vicentina Aranha: inscrições para artesãos e programação cultural
06/12/2016
Os alunos e o professor Bruno Sanchez, apresentarão o resultado final do trabalho desenvolvido ao longo do ano por meio de performances Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Associação para o Fomento da Arte e Cultura (AFAC), gestora do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, Vila Adyanna), abriu inscrições para artesãos, que desejam participar da Feira de Artesanato Mostra Mãos e Arte do Parque, e para a seleção e cadastro de Food Trucks e Bikes.

Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 16. Os editais, com os critérios e a documentação necessária, estão disponíveis no site da AFAC. Os selecionados irão compor um cadastro para chamamentos de participação em eventos específicos do Calendário Cultural 2017 da AFAC, previstos para o período de janeiro a junho de 2017.

Na programação desta semana, o Parque Vicentina Aranha, em parceria com o Centro de Soluções e Saúde, promove uma palestra sobre as alterações posturais causadas pelo trabalho sentado, posição que provoca maior número de lesões, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O debate seguido de uma conversa aberta será nesta quinta-feira (8), a partir das 9h30, na Sala de Leitura Reginaldo Poéta.

O fim de semana terá programação infantil, com o espetáculo Narrativas de Histórias Itinerantes, do Instituto Civita Sólis. No sábado (10), a apresentação será às 15h, durante o Piquenique do Projeto Viva a Inclusão, que ocorre das 14h às 18h. Esse projeto busca promover a inclusão da criança com deficiência por meio do lazer. A apresentação é aberta ao público e os participantes são convidados a levar um alimento ou bebida para compartilhar no Piquenique Coletivo. No domingo (11), o mesmo espetáculo será apresentado às 9h30.

Também neste domingo (11), às 10h30, os alunos e o professor-coordenador Bruno Sanchez, da Oficina de Viola Caipira, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), apresentarão o resultado final do trabalho desenvolvido ao longo do ano. No repertório, clássicos da música caipira e composições de Bruno Sanchez.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.