A segurança no centro será reforçada para as compras de Natal
06/12/2016
Calçadão
O policiamento na rua aumenta a sensação de segurança das pessoas, ao mesmo tempo que reduz o número de ocorrências policiais Foto: Antonio Basílio/PMSJC

A Operação Natal Seguro, que vai unir a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) no reforço à segurança da região central de São José dos Campos em dezembro, começa na próxima semana. A definição do trabalho das corporações, que ampliarão o efetivo para a ação, ocorreu durante uma reunião na Associação Comercial e Industrial (ACI) nessa segunda-feira (5).

A operação terá início na segunda-feira (12), quando o comércio passa a funcionar em horário estendido até as 20h. A Guarda Civil Municipal fará o policiamento preventivo, por meio de viaturas, motos e a pé em toda a área do centro, que também terá a base móvel e o micro-ônibus da corporação instalados em pontos de grande circulação de pessoas.

O policiamento na rua neste período aumenta a sensação de segurança das pessoas, ao mesmo tempo em que reduz o número de ocorrências policiais. A Polícia Militar e a Guarda Municipal farão um trabalho integrado, mas cada corporação seguirá as atribuições determinadas pelo seu comando.

“O foco do nosso trabalho será garantir a segurança não só dos consumidores que estão nas ruas para as compras, como também de funcionários e comerciantes, que fecharão bem mais tarde seus estabelecimentos e ainda retornarão para suas casas”, afirmou o comandante da GCM, Alex Alexandre da Silva Santos, ressaltando que os bairros com grande concentração de estabelecimentos comerciais também terão equipes da GCM no reforço da segurança em dezembro.

Os guardas também circularão pelo centro com segways (equilíbrio). Na orla do Banhado, o quiosque 2, inaugurado no sábado (3), abriga um posto de apoio para rondas da GCM, 24 horas, que também ajudará na segurança do local. Uma equipe da Guarda acompanhará ainda o movimento nas ruas pelas câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas).

De acordo com a ACI, parceira na operação, este ano o comércio de rua funcionará até as 20h entre os dias 12 e 16. No sábado (17), as lojas ficarão abertas até as 18h. Na semana do Natal (18 a 23), o funcionamento será até as 22h e véspera, sábado (24), os estabelecimentos comerciais ficam abertos até as 14h.