2º Festimúsica começa com lançamento de disco do Síntese
06/12/2016

A segunda edição do Festival de Música Autoral de São José dos Campos (Festimúsica) começa nesta quarta-feira (7), a partir das 20h, na sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR - Avenida Olivo Gomes, 100). O festival segue até domingo (11), com cerca de 20 atrações, que também serão apresentadas no Cine Teatro Benedito Alves (Avenida São José, 935). A entrada é gratuita.

Quem abre o evento é o projeto musical Síntese, que fará o lançamento de seu novo álbum "Trilha para o Desencanto da Ilusão Vol. 1 'AMÉM'". No palco, será apresentado o trabalho autoral com 12 faixas produzidas por Gestério Neto e parceiros como o DJ Willião, o professor Daniel Ganjaman, Slim Rimografia e Davi Chaves em um trabalho de busca do autoconhecimento e da utopia da liberdade.

Na trajetória da carreira iniciada em 2010 em São José dos Campos, o Síntese já acumula diversas participações e parcerias com grandes nomes do rap nacional, como Criolo, Ganjaman, e os músicos do Projetonave.

Festimúsica

O Festimúsica foi criado pela FCCR para democratizar o acesso à arte e a formação de novos públicos. Realizado desde 2015, ele tem o objetivo de valorizar a produção autoral de músicos profissionais e amadores de São José dos Campos e de outras regiões do país.

Por isso, grande parte das atrações é escolhida por meio de edital. Lançado em setembro deste ano, foram selecionadas 12 bandas, dentre mais de cem inscritos, sendo oito compositores de São José dos Campos e quatro de outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Outra proposta deste festival é celebrar a diversidade de estilos musicais, unindo diferentes gêneros em um espaço em comum e, ao mesmo tempo, proporcionando um momento de trocas, que vai além da música.

Também estão entre as atrações desta edição a banda Band'Êre com o mestre Lumumba e Jair Oliveira, que fará o encerramento do festival neste domingo (11), com o show "30 anos de carreira".

Durante o festival, será lançado o CD "Os Sobreviventes", que é uma coletânea dos poemas musicados do livro com o mesmo nome do poeta Cassiano Ricardo, resultado de um edital lançado em 2015, para o incentivo do registro das obras literárias e musicais.

Também haverá um workshop sobre Comunicação Digital voltada para produtores culturais e o ArteMóvel marcará presença na noite deste sábado (10), promovendo uma festa interartes que contará com a presença de Dö Mc, Angoleiros do Sertão, D'Origem, Homens de Melo, entre outros convidados na sede da FCCR.

A Oficina Cultural Altino Bondesan, a ONG Celebreiros e o Grupo Maxado são parceiros neste evento.

Quarta-feira (7)

Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Avenida Olivo Gomes, 100 - Santana)

Síntese – Lançamento do CD “Trilha para o Desencanto da Ilusão”

Quinta-feira (8)