Educadores conhecem instalações do Centro de Ciências
06/12/2016
O evento contou com o espetáculo “Conexão de pensamento entre o Ar e a Ciência”, que reuniu 110 alunos de Educação Musical/Coral Foto: Rosana Capucho/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta terça-feira (6) as instalações do Centro de Ciências, no complexo do Novo Teatrão, região leste, a um grupo de gestores, educadores, autoridades e convidados. O evento contou com o espetáculo “Conexão de pensamento entre o Ar e a Ciência”, que reuniu 110 alunos do Projeto Educação Musical/Coral da rede municipal de ensino.

Participaram estudantes de seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs): Professora Maria Amélia Wakamatsu, Professora Elizabete de Paula Honorato, Professora Sebastiana Cobra, Professora Jacyra Vieira Baracho e Professora Vera Babo de Oliveira.

O prefeito ressaltou a importância do Centro de Ciências para a Educação. “Esse espaço é dedicado principalmente às nossas crianças, para estimular o gosto pelas ciências”, afirmou.

O Coral, regido pela coordenadora Helena Ferreira, foi acompanhado por músicos da Banda Popular, formada por integrantes da Orquestra Sinfônica de São José. O Projeto Musical/Coral é realizado em 18 escolas da rede, sob a coordenação dos professores regentes: Almir Luz, Deo Aquino, Cleide Oliveira e Gisele dos Santos.

Centro de Ciências no Novo Teatrão

O Centro de Ciências contará com planetário, auditório, espaço para formação de professores, clube de ciências e exposição interativa sobre a pré-história no Brasil, com réplicas em tamanho real de dinossauros, entre outros.

O espaço está inserido no complexo do Novo Teatrão, o Centro Integrado de Educação (CEI), que terá ainda ginásio multiúso, creche e espaço para atividades físicas.

O novo Teatrão recebeu o nome de Maestro Sérgio Weiss, que faleceu aos 88 anos de idade no dia 29 de janeiro deste ano. A Prefeitura, por meio de acordo celebrado na Justiça com o São José Esporte Clube, retomou 70% da área do complexo para uso da população.