Medalhista paralímpico é reforço do ciclismo joseense para 2017
06/12/2016
Medalhista paraolímpico nos Jogos do Rio de Janeiro 2016, Laurinho foi apresentado oficialmente como novo reforço do ciclismo  joseense
Medalhista paraolímpico nos Jogos do Rio de Janeiro 2016, Laurinho foi apresentado oficialmente como novo reforço do ciclismo joseense Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76.com

O atleta Lauro César Chaman, medalhista paraolímpico nos Jogos do Rio de Janeiro 2016, foi apresentado oficialmente como o novo reforço da equipe de ciclismo de São José dos Campos, para a temporada 2017.

Nesta terça-feira (6), Laurinho, como é conhecido, fez um treino na região entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão, local onde a equipe realiza a maior parte da preparação durante a temporada.

“Estou muito feliz com essa oportunidade, queria agradecer a todos e ao Kid (Benedito Tadeu Júnior) por integrar o time joseense. Vou ajudar meus companheiros para que tenhamos uma grande temporada em 2017”, disse o ciclista.

Laurinho iniciou a carreira em 2004, na equipe de Araraquara, depois de enfrentar várias cirurgias para corrigir um problema em seu pé esquerdo. Ele nasceu com uma má formação: torto congênito”. Com cirurgias, o problema foi superado. Ele tem a perna esquerda um pouco mais fina e o pé esquerdo um pouco menor.

A estreia de Laurinho na Seleção Brasileira foi em 2009, no Mundial de Paraciclismo da Itália e, de lá para cá, não parou mais de representar o Brasil mundo afora e os resultados também não demoraram para aparecer.

Em 2010, foi vice-campeão mundial de estrada e também de crono, no Canadá. Em 2014, foi vice-campeonato de estrada e o segundo lugar na etapa da Copa do Mundo de 2015, na Alemanha. Ainda em 2015, no Parapan de Toronto (Canadá) conquistou a medalha de ouro na prova de estrada e também na crono. No ciclismo de pista do Parapan, terminou em segundo lugar na prova de perseguição individual.

Convocado para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos, Laurinho conquistou duas medalhas, uma de bronze na crono e uma de prata na prova de estrada, resultado inédito até então para o país em uma competição deste porte. Neste ano, ele venceu ainda a prova de estrada e contrarrelógio da Copa do Mundo, na Bélgica.

A equipe de ciclismo de São José dos Campos tem patrocínio da Prefeitura, Soul Cycles, Funvic, Shimano e Carrefour, com apoio de empresas da região.