Prefeitura recebe R$ 83 mi a menos que previsto com ICMS
07/12/2016

A Prefeitura de São José dos Campos irá receber R$ 83 milhões a menos do que o previsto com ICMS em 2016. Os repasses do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços são a principal fonte de arrecadação do município.

A Secretaria da Fazenda do Estado divulgou no início deste mês a estimativa de repasses para dezembro. São José dos Campos deve receber R$ 62,4 milhões, totalizando R$ 774 milhões no ano. A arrecadação prevista com ICMS no orçamento para 2016 era de R$ 857 milhões.

A retração de R$ 83 milhões corresponde a seis meses de funcionamento do Hospital Municipal e do Hospital da Mulher. O valor também seria suficiente para bancar os pagamentos de todos os fornecedores da Prefeitura por mais de um mês.

Os repasses do ICMS neste ano também ficarão abaixo do patamar do ano passado, quando a Prefeitura recebeu R$ 797 milhões, uma queda nominal (sem contar a inflação) de R$ 23 milhões.

Os números mostram um agravamento nas receitas do município, que apresentaram forte declínio a partir de agosto. O resultado é reflexo da desaceleração da economia, que tem afetado os Estados e municípios. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), três em cada quatro cidades do país tiveram o caixa afetado por conta da queda na arrecadação.

Medidas

Desde 2013, a Prefeitura tem adotado medidas preventivas para equilíbrio das contas públicas. As ações foram ampliadas em 2014 e 2015, com a adoção de uma política de contenção com tarifas de água, luz e telefone, redução de viagens e da frota, além da realização de leilões.

Diante da contínua queda na receita em 2016, a Prefeitura ampliou a contenção para manter a qualidade dos serviços à população, os compromissos com a folha de pagamento e os pagamentos aos fornecedores.

O quadro de estagiários passou por um processo de revisão, com término antecipado de contratos que se encerrariam em dezembro. Também está em andamento o processo de exoneração antecipada de servidores comissionados. O desligamento está sendo feito de forma gradual.

Em novembro já foram exonerados 180 funcionários da administração direta, fundações e Urbam. Até 16 de dezembro outro grupo de comissionados será exonerado. O número de secretários municipais também foi reduzido, com acúmulo de pastas entre os titulares remanescentes.

Em outubro, as horas-extras, que estavam limitadas, foram zeradas. A Prefeitura também está promovendo uma redução das despesas de fim de ano. O processo atinge os gastos com decoração e iluminação de Natal, shows e fogos do Réveillon e a distribuição de cestas de Natal.

O pagamento do 13º salário aos servidores está sendo feito em duas parcelas. A primeira já foi paga em novembro e a segunda está prevista para ser depositada no dia 15 de dezembro.

Apesar das dificuldades econômicas, a Prefeitura aplicou e pagou o gatilho salarial dos servidores em seis oportunidades desde 2013, inclusive antecipando o reajuste deste ano por conta do período eleitoral.

Próxima administração terá ICMS maior

Apesar da queda na arrecadação neste ano, decorrente da recessão da economia brasileira, a próxima administração terá um índice de participação no ICMS – principal receita da Prefeitura – maior que a recebida pela atual gestão.

Na ocasião, o índice foi de 2,35 apurado no ano de 2011. O índice provisório, divulgado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para São José dos Campos, a ser aplicado no ano de 2017, será de 2,56. O índice é 9% superior ao do primeiro ano da atual gestão. Isso irá equivaler um incremento de aproximadamente R$ 70 milhões nas receitas do município em relação ao ano de 2013.

O crescimento da participação do ICMS decorreu de uma série de medidas tomadas para aquecer a economia da cidade, especialmente com a permanência das indústrias, realização de obras por parte da Prefeitura e o fomento ao comércio e serviços.