Apresentações do Festimúsica no Cine Teatro começam nesta quinta-feira
08/12/2016
O grupo Síntese abriu a 2ª edição do Festimúsica, na FCCR  com participações especiais de MC MD, Nego Max e Salve as Kamadas Líricas.
O grupo Síntese abriu a 2ª edição do Festimúsica, na FCCR com participações especiais de MC MD, Nego Max e Salve as Kamadas Líricas. Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

O primeiro dia das apresentações das bandas selecionadas pelo edital do 2º Festimúsica começam nesta quinta-feira (8), a partir das 19h, no Cine Teatro Benedito Alves (Avenida São José, 935 - Centro), com Max Gonzaga, Social Jazz Club Brasil, Titina Pereira e Dom Pescoço. A entrada é gratuita.

Max Gonzaga abre a noite. Cantor e compositor de São José dos Campos, consolidou seu trabalho sob influência de vários gêneros musicais, como o jazz, rock, música mineira, música étnica, música eletrônica e erudita. Utiliza elementos tipicamente urbanos para retratar diferentes contextos do cotidiano de quem vive em uma metrópole. Com 20 anos de carreira, em 2005 lançou o álbum "Marginal", com a faixa Classe Média, que até hoje tem grande repercussão. Em 2012 lançou o CD "Fotografias" trabalho atual do cantor.

O Social Jazz Club Brasil (SJCB) sobe ao palco às 20h. O grupo instrumental se destaca por ser ativo na região do Vale do Paraíba com apresentações no SESC, festivais de Jazz, teatros, auditórios, casas de cultura, museus e parques. Com shows caracterizados pela sonoridade, linguagem, improviso e harmonizações influenciadas pelo Jazz, o SJCB marca seu espaço no jazz brasileiro.

A penúltima apresentação é de Titina Pereira, às 21h. Cantora e compositora, Titina morou dez anos na Áustria, onde cantava bossa nova e jazz com diversas bandas locais. Seu repertório contém canções variadas que passeiam pelos ritmos do samba, do jazz e do chorinho.

E para encerrar a noite, às 22h, a banda Dom Pescoço traz o show "Temperar". Juntos desde 2014, o grupo nasceu na zona rural de São José dos Campos e mistura os ritmos tropicais latinos com o rock das décadas de 1960 e 1970.

Abertura

Na noite dessa quarta-feira (7), o grupo Síntese abriu a 2ª edição do Festimúsica, na sede da FCCR (Avenida Olivo Gomes, 100 - Santana), com participações especiais de MC MD, Nego Max e Salve as Kamadas Líricas.

Neto, vocalista da banda fez o lançamento do álbum “Trilha para o Desencanto da Ilusão Vol 1 – AMÉM”. Ele demonstrou grande alegria por participar da abertura 2º Festimúsica. "Acho festivais como esse uma evolução, tem gente muito boa aqui. Fico feliz da Fundação abrir esse espaço. O Síntese tem muito carinho pela cena daqui (São José)", disse o rapper, que também destacou a importância do evento para a cultura da cidade. "O festival fomenta a cultura, incentiva e mostra que tem outros caminhos."

"Acredito que é muito importante um festival como esse. Quanto mais tiver melhor, mais oportunidade de mostrar uma visão diferente de universo e uma opção diferente de vida", comentou Gabriel Silva Araújo Dias, de 21 anos, que estava na plateia.

O Festival segue até este domingo (11), com muitas atrações. A programação completa está disponível na internet. O encerramento do Festival será com o músico Jair Oliveira, que traz um show com a trajetória dos 30 anos de carreira. A apresentação será no Cine Teatro Benedito Alves, a partir das 19h.

O Festimúsica foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) para democratizar o acesso à arte e a formação de novos públicos. Realizado desde 2015, tem o objetivo de valorizar a produção autoral de músicos profissionais e amadores de São José dos Campos e de outras regiões do país.