Festimúsica segue nesta sexta-feira com noite de MPB e música regional
09/12/2016
 grupo Síntese
Na noite de quarta-feira (7), o grupo Síntese abriu a 2ª edição do Festimúsica, na sede da FCCR (Avenida Olivo Gomes, 100 - Santana) Foto: Divulgação

A 2ª edição do Festimúsica continua nesta sexta-feira (9) no Cine Teatro Benedito Alves (Avenida São José, 935 – Centro). Com início às 19h, o terceiro dia do Festival conta com mais quatro apresentações: Ser Tão Trio, Carol Naine, César Pope e Deo Lopes.

O grupo Ser Tão Trio, que abre o terceiro dia, apresenta o show “Caipira Urbano”, trazendo um pouco da música regional para o Festimúsica. A cantora Carol Naine, que sobe ao palco às 20h, apresentará o “Tudo que é Treta”, show com músicas como “Dizputa”, “22 de Abril” e “Canção Clichê”, mostrando o seu trabalho na MPB.

César Pope, cantor joseense, levará para o público um pouco de sua carreira com o show “30 Anos na Estrada”, composto por músicas autorais do estilo Etno Pop. Já o cantor Deo Lopes, que encerra o terceiro dia do festival, chega com sua música regional e seu novo álbum “Cantando a Gente se Tece”, inspirado no livro de Moacyr Pinto.

2ª noite do Festimúsica

O segundo dia do Festival de Música Autoral de São José dos Campos contou com a abertura do músico Max Gonzaga na noite dessa quinta-feira (8). O cantor joseense se apresentou no palco do Cine Benedito com o álbum “Fotografias”, lançado em 2012. Max já passou por vários estilos musicais, como música eletrônica e erudita. Hoje o cantor utiliza esses gêneros como inspiração para seu Rock Balada.

“Só o fato de ter sido selecionado já é uma grande honra, porque a gente sabe que São José dos Campos é um manancial imenso de grandes compositores e grandes músicos”, disse o cantor Max Gonzaga sobre o Festival. Ele contou, emocionado, que é um prazer voltar ao palco do Cine Teatro depois de reformado. “O Benedito Alves é um teatro que faz parte da minha formação como músico, já toquei aqui antes da reforma.”

O grupo Social Jazz Club Brasil (SJCB) também se apresentou no palco do Benedito na noite passada. Com shows caracterizados pela sonoridade, linguagem, improviso e harmonizações, o SJCB marca seu espaço no jazz brasileiro, com seu som instrumental. O Social Jazz Club Brasil animou a plateia na segunda noite de shows.

O saxofonista do grupo, Fred Tavares, falou sobre a importância do evento. “A gente tem muita coisa boa escondida, muita música que não temos acesso, porque às vezes as pessoas não têm dinheiro para investir em marketing e o tesouro fica lá escondido. Então é muito legal poder mostrar nosso trabalho para a cidade.”

A cantora Titina Pereira encantou e emocionou o público com suas canções na noite dessa quinta. “Pra mim foi uma surpresa incrível, porque eu me inscrevi sem esperar que fosse ser classificada e isso dá um ânimo muito grande pra gente continuar compondo e só dessa maneira as pessoas vão se acostumar a ouvir coisas novas. Tem muita gente fazendo coisa bacana por aqui”, disse Titina.

A Banda Dom Pescoço encerrou a noite apresentando o EP “Temperar”. “Tocar no Festimúsica é sempre maravilhoso, é a segunda vez que a gente toca e é uma honra gigantesca. É uma iniciativa que já devia ter existido há muito tempo aqui na cidade. O festival é uma influência à cultura independente e à entrega de cultura para a população”, enfatizou o vocalista e guitarrista do grupo, Gabriel Sielawa.

Edilson Pereira, que atua como palhaço, se revela como admirador da música joseense. “O festival está aumentando nossa riqueza cultural. Estou até emocionado, porque, quando uma cidade tem a capacidade de fazer um festival em prol da música e beneficia até mesmo os artistas da cidade, isso é riquíssimo.”

A professora de canto Josiane Marvila também aproveitou o segundo dia do festival. “Fico muito feliz quando temos oportunidades como essa na nossa cidade, com grandes músicos, de ouvir música boa. A gente precisa urgentemente de mais eventos como esse.”

Festimúsica

O Festival segue até este domingo (11), com outras atrações. A programação completa está disponível na internet. Quem encerra o evento é o músico Jair Oliveira, que traz um show com a trajetória dos seus 30 anos de carreira no domingo (11), às 19h, no Cine Teatro Benedito Alves. Os ingressos para o show devem ser retirados com uma hora de antecedência.

O Festimúsica foi criado pela FCCR para democratizar o acesso à arte e a formação de novos públicos. Realizado desde 2015, essa é a segunda edição do evento, que tem como objetivo valorizar a produção autoral de músicos profissionais e amadores de São José dos Campos e de outras regiões do país.