Plano Municipal de Redução de Risco terá apresentação pública
09/12/2016

A apresentação pública da Fase 1 do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) será nesta segunda-feira (12), às 14h30, no auditório do CEFE (Centro de Formação do Educador), em Santana. O material traz um levantamento atualizado das áreas de risco no município e estratégias para reduzir ou erradicar os perigos de deslizamento de encostas e inundações nos locais indicados.

O evento é aberto ao público, que poderá se inscrever para manifestações sobre o assunto, com posterior avaliação do conteúdo por parte dos responsáveis. Há uma semana o relatório preliminar do PMRR está disponível para consulta pública no site da Prefeitura.

Nesta primeira fase do estudo, estão contempladas 17 áreas: Morro dos Macacos/Dona Nega, Freitas/Quarta Travessa, Jardim Guimarães, Chácaras Havaí, Chácaras Araújo, Águas de Canindú, Santo Angelo, Buquirinha I, Buquirinha II, Chácaras Olivieras, Mirante do Buquirinha, Altos do Caetê, Chácaras Taquari, Chácara do Florindo, Chácara Miranda, Fazenda Boa Vista e Rio Comprido.

De acordo com o estudo, a cidade tem hoje 54 áreas consideradas de risco, em 46 bairros. Desse total de áreas, 17 possuem risco de deslizamento e serão apresentadas nesta Fase 1. Das 37 restantes, que serão apresentadas em outra etapa, 18 indicam risco de escorregamento e 19 de inundação. Oito locais possuem mais de um risco (por isso a quantidade de bairros é inferior ao número de áreas).

O estudo foi desenvolvido pelo IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), em conjunto com o Grupo Especial de Apoio e Coordenação à Execução da Política Municipal de Proteção à Defesa Civil e da Política Habitacional, com consultoria da empresa Regea Geologia, Engenharia e Estudos Ambientais Ltda.

Este grupo de apoio é coordenado pela Secretaria Especial de Defesa do Cidadão, com a participação de representantes das Secretarias de Habitação, Regularização Fundiária, Assuntos Jurídicos, Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Obras, Serviços Municipais e Desenvolvimento Social.