Festival terá shows, convidados e festa na sede da Fundação Cultural
10/12/2016

Secretaria de Governança

O 2º Festimúsica continua neste sábado (10), a partir das 19h, com apresentações na sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo - FCCR (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana). A programação contará com a presença do grupo Salve as Kamadas Líricas, Janaína Moreno, Anna Tréa e Preto Massa. A noite ainda recebe os convidados Mestre Lumumba e Band’Erê, além do grupo Nosso Canto Dö Mc, que vai fazer grande festa no Artemóvel.

A banda Salve as Kamadas Líricas, popular em São José dos Campos, apresenta o seu disco “Entre”, que busca lançar um novo olhar sobre as próprias composições e dar asas para as camadas sonoras voarem. O show começa às 19h.

Janaína Moreno, cantora de MPB, sobe ao palco às 20h, com o show “Inteira”, um conjunto de canções que vão do samba ao pop. As músicas são sobre sentimentos como amor e saudade.

A cantora de MPB Anna Tréa se apresenta em seguida, às 21h. O show “#MECLAREIA” mescla ritmos do Brasil e do mundo com sutileza e maturidade.

Para agitar com o rock, o Preto Massa se apresenta às 22h. A banda vem de Belo Horizonte (MG) com uma pegada cheia de misturas. A experiência dos músicos propõe uma fusão do rock com o hip hop, funk (clássico americano), entre outros gêneros, o que resulta em um trabalho de extremo apelo pop rock.

3º dia do Festimúsica

A terceira noite começou nessa sexta-feira (9) com o som do Ser Tão Trio, grupo que busca preservar estilos tradicionais brasileiros e misturá-los com tradições musicais de outros países. 

“Normalmente, os festivais de música são competições e o Festimúsica tem uma espécie de concurso prévio às apresentações então você vai tocar já selecionado”, disse Bruno Sanches, integrante do trio. Para ele, “o músico é bem tratado nesse sentido, eu acho esse formato mais interessante do que ter uma disputa.”

A cantora Carol Naine, também se apresentou na noite passada, o show “Tudo que é Treta” animou a plateia do Festimúsica. “Eu acho uma iniciativa necessária, porque é muito difícil conseguir apoio financeiro e estrutura para tocar como artista independente”, comentou. Carol também ressaltou que esse é o tipo de festival que estimula esses artistas.

A apresentação do cantor César Pope, com o seu álbum “30 Anos na Estrada”, também animou a plateia. “Tocar no Festimúsica é uma grande honra e alegria, porque eu sempre lutei por esse festival e nós agora estamos na segunda edição.”

O encerramento da noite ficou sob responsabilidade do cantor Deo Lopes. “Esse formato que a FCCR fez de festival é o mais ideal, muita gente sonha em fazer”, disse ele. Deo Lopes afirmou ainda que “aquele que entra no projeto tem mais oportunidade de mostrar o trabalho, eu acho muito bom, gosto muito do trabalho da Fundação Cultural.”

A estudante Camila Faria, 16 anos, elogiou o II Festimúsica. “Estou encantada com o Festival e com os shows, que são muitos e valorizam a nossa região.” A também estudante Giulia Granato, de 17 anos, acompanhou o festival pela primeira vez. “Acho importante para os artistas autorais terem um espaço para mostrar e divulgar o seu trabalho.”

O Festival segue até este domingo (11) com outras atrações. A programação completa está disponível na internet.

O músico Jair Oliveira encerra o evento, com um show que traz a trajetória dos seus 30 anos de carreira neste domingo (11), às 19h, no Cine Teatro Benedito Alves.

Realizado desde 2015, o Festimúsica foi criado pela FCCR para democratizar o acesso à arte e a formação de novos públicos. Essa é a segunda edição do evento e tem como objetivo valorizar a produção autoral de músicos profissionais e amadores de São José dos Campos e de outras regiões do país.