Jair Oliveira empolga público no encerramento do 2º Festimúsica
12/12/2016
Jair Oliveira, que trouxe o show “30 de Anos de Carreira”, para o Cine Teatro Benedito Alves na última noite do Festimúsica. Foto: Paulo Amaral/FCCR

Secretaria de Governança

Depois de cinco noites com mais de 20 atrações, chegou ao fim nesse domingo (11) a segunda edição do Festimúsica. O evento foi encerrado com a participação de Jair Oliveira, que trouxe o show “30 de Anos de Carreira”, para o Cine Teatro Benedito Alves na última noite do Festimúsica.

Jair Oliveira apresentou um panorama musical que abrange as três décadas de trajetória artística dele como compositor, multi-instrumentista, produtor, intérprete e arranjador. “Participar de um festival como esse é muito legal e interessante. Eu como compositor sempre levanto essa bandeira do espaço para compositores novos, para novos talentos. Iniciativas como essa são muito bem-vindas, porque a gente necessita da valorização do compositor”, relatou Jair.

O espetáculo musical contou canções que pontuam as várias fases da carreira do artista, iniciada aos seis anos, quando participou da primeira gravação em um disco do pai, Jair Rodrigues. O público se divertiu com as várias histórias contadas entre uma música e outra.

“A primeira vez que eu fiz esse show foi em 2011. Em 2016, a gente fez uma turnê pelo interior de São Paulo. São José acabou sendo a última desta turnê. Então, estamos encerrando com chave de ouro nessa cidade que sempre me acolheu”, finalizou o cantor.

A funcionária pública Elaine Olali compareceu ao encerramento do Festimúsica. “O show foi ótimo! São José está investindo em show, teatro, cinema... Eu sou apaixonada por música, então, acho a iniciativa do festival ótima.”

O professor Paulo César Luz também acompanhou a apresentação de Jair Oliveira. “Foi um show bem intimista, o cantor teve muito envolvimento com o público e falou muito de composição. Achei que teve tudo a ver com a proposta do festival, que é muito importante como o incentivo da música autoral.”

4º dia das Bandas Selecionadas

No sábado (10), último dia das apresentações dos artistas selecionados por edital, estavam Preto Massa, Anna Tréa, Janaína Moreno e o grupo Salve as Kamadas Líricas, que abriu a noite.

Anna Tréa com seu o show "Me Clareia" foi intensa e encantou a plateia com suas músicas e momentos de poesia. A artista destacou a importância do festival. "A cultura do nosso país é muito rica e o desenvolvimento dela é fundamental para nossa formação e união. Fico feliz em fazer parte disso, porque eu realmente amo muito o que eu faço e entendo a importância desse tipo de iniciativa."

A banda de rock Preto Massa subiu ao palco e demonstrando muita atitude, fez o público vibrar com suas músicas provocantes e reflexivas, trazendo uma mistura da força do black power com a atitude rock'n roll.

Para fechar os shows da noite, o mestre Lumumba com a Band'Êre se apresentaram. Com uma mistura de reggae music e ritmos africanos, a apresentação se tornou algo único e especial.

Além das apresentações, em um segundo palco, ocorreu "A Festa", uma ação interartes realizada pelo o Artemóvel, trouxe várias atrações e contou com a participação de Angoleiros do Sertão, Síntese Cria, ICE, Natália Bocassem, Coletivo História, Homens de Melo e D'Origem. A ação foi realizada em conjunto com o grupo Machado com a ONG Celebreiros.

Festimúsica

O Festimúsica começou na quarta-feira (7) e este ano contou com a participação de 12 bandas selecionadas via edital. Entre os escolhidos, estiveram oito compositores de São José dos Campos e quatro de outras cidades, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Os espetáculos foram divididos em dois palcos, um no Cine Teatro Benedito Alves da Silva e outro montado na área externa da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Além das apresentações escolhidas por edital, o festival ofereceu um workshop gratuito de comunicação digital e teve a presença de artistas convidados, como o Mestre Lumumba e Band’erê e o grupo Síntese.

O Festimúsica foi criado pela FCCR para democratizar o acesso à arte e à formação de novos públicos. Realizado desde 2015, ele tem o objetivo de valorizar a produção autoral de músicos profissionais e amadores de São José dos Campos e de outras regiões do país.

Outra proposta deste festival é celebrar a diversidade de estilos musicais, unindo diferentes gêneros em um espaço em comum ao mesmo tempo, proporcionando um momento de trocas, que vai além da música.