Futuros moradores do Cajurú I assinam contrato da casa própria
12/12/2016
288 famílias assinaram contrato de financiamento de seus respectivos imóveis no conjunto habitacional Cajurú I, construído pela Prefeitura Foto: Rosana Capucho/PMSJC

Os anos de espera por uma casa própria chegaram ao fim na manhã desta segunda-feira (12) para 288 famílias de São José dos Campos. Todas assinaram contrato de financiamento de seus respectivos imóveis no conjunto habitacional Cajurú I, construído pela Prefeitura na zona leste da cidade. As unidades serão entregues até o final deste ano com toda infraestrutura adequada para receber seus proprietários.

O evento de assinatura foi realizado pela Caixa Econômica Federal, responsável pela construção e financiamento das moradias, com apoio da Secretaria de Habitação. Os beneficiados foram recepcionados no Centro da Juventude pelo prefeito de São José, que parabenizou as famílias pela conquista e ressaltou a importância dos investimentos realizados pela Prefeitura ao longo dos últimos anos.

“Antes de 2013 não tínhamos nenhum imóvel construído na cidade que pudesse atender as necessidades de moradia das pessoas que mais precisam. Sabemos o quanto é importante ter uma casa própria, por isso, assumi o compromisso de oferecer condições adequadas para que esse sonho pudesse ser realizado”, disse o prefeito.

Maria Francisca da Silva, 44 anos, mora de favor em uma pequena casa no bairro Taquari, zona norte de São José. Depois de 17 anos aguardando na fila do programa habitacional da Prefeitura, ela foi beneficiada com um apartamento do Cajurú I, onde vai morar com o marido e dois filhos. “Estou muito feliz e aliviada de saber que logo vou para a minha casinha, arrumar ela do jeitinho que eu quero”, comemorou.

Aposentada por questões de saúde, dona Maria explicou ainda que, junto com a casa própria, outras conquistas básicas estão por vir. “Não tenho água encanada em casa, uso água de poço e quando chove ela fica toda cheia de lama. Além disso, também não tenho endereço, não recebo correspondência nenhuma. Graças a Deus tudo isso vai mudar.”

Durante a assinatura, os beneficiários também realizaram o pedido de ligação da energia elétrica de seus imóveis à EDP Bandeirante. Os apartamentos do Cajuru I possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e vaga de garagem. O condomínio está equipado com redes de água, esgoto, drenagem, asfalto e energia elétrica.

Balanço

Desde 2013, quando firmou convênio com o governo federal para a implantação do Minha Casa, Minha Vida, em São José, a Prefeitura já entregou mais de 1.570 apartamentos por meio do programa. Outras 1.317 unidades foram construídas por meio da parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

A Prefeitura construiu ainda 34 casas com apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que foram entregues no início deste mês a seus respectivos proprietários. Somando todas as moradias, a atual administração foi responsável pela entrega de 2.921 unidades habitacionais em menos de quatro anos.

Além dos 288 apartamentos do residencial Cajurú I, a previsão da Caixa Econômica Federal é que até o final do ano sejam entregues outras 288 moradias do Cajurú III e as 1.461 casas do Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste.

Apoio

Todas as famílias que vão morar nos conjuntos habitacionais construídos pela Prefeitura recebem apoio de uma empresa especializada em orientação e suporte social para atender as demandas e necessidades individuais e coletivas de cada beneficiário.