Concerto de Natal com 150 alunos e Orquestra Sinfônica será nesta terça
12/12/2016

A Prefeitura de São José dos Campos realiza na noite desta terça-feira (13), às 19h, no Centro de Formação do Educador/CEFE (Avenida Olivo Gomes, 150), em Santana, região norte, o “Concerto de Natal Brasileiro”. O espetáculo, com a participação de 150 alunos da rede municipal, é aberto ao público.

O Coral Infantil será acompanhado por 11 músicos da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, fechando o ano letivo de 2016 (dia 15 para o Ensino Fundamental e dia 16 de dezembro para a Educação Infantil).

O grande coro infantil será formado por alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFS): Professora Rosa Tomita, Professora Mariana Teixeira Cornélio, Professora Dosulina Chenque Chaves de Andrade, Professora Vera Babo, Professora Otacília Madureira de Moura, Professora Maria Aparecida dos Santos Ronconi e Professora Maria de Melo.

O espetáculo será regido pela orientadora do Projeto Educação Musical/Canto Coral da rede, Helena Pires. O projeto ocorre atualmente em 18 escolas municipais, sob a coordenação dos professores regentes: Almir Luz, Deo Aquino, Cleide Oliveira e Giselle dos Santos Rodrigues.

Segundo Helena, por meio do projeto, os alunos têm a oportunidade de fazer música de qualidade, tendo participado de diversos concertos importantes como em parceria com a Orquestra Sinfônica. “A grande marca do projeto é poder proporcionar experiência do fazer musical como linguagem e conhecimento, contribuindo para a formação humana de qualquer indivíduo”.

A apresentação contará com a participação especial do Grupo de Teatro da EMEF Vera Lúcia Carnevalli Barreto, coordenado pelo professor Carlos Santos. As composições e arranjos foram feitos pelo músico Yuri Popof em parceria com o poeta Paulo Barja. O repertório é inspirado na Congada e Folia de Reis, baseado em dez anos de pesquisa de Popof em comunidades que ainda contam com tais manifestações culturais.