FMC divulga habilitados para edital "Linguagens Artísticas"
12/12/2016

Mais uma etapa de seleção do Fundo Municipal de Cultura (FMC) foi concluída. Dos 118 projetos inscritos para participar do FMC, 74 foram habilitados para a seleção. Outros 39 estão inabilitados e cinco foram considerados em desacordo com o edital. A lista está disponível na internet.

Os projetos habilitados serão enviados à comissão de seleção. Os inabilitados terão até o dia 16 de dezembro para regularizar a situação por meio de recurso. Após análise, o resultado final dessa fase, com os projetos inabilitados, será divulgado em 21 de dezembro de 2016.

O resultado final da seleção, com os projetos contemplados pelo edital sairá em 6 de Fevereiro de 2017 e as atividades se iniciarão em março. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3924-7338.

Edital

O edital vai beneficiar, por meio de financiamento direto de recursos, projetos de criação no campo das artes, desenvolvidos por candidatos que morem em São José dos Campos há, no mínimo, dois anos. O valor máximo de cada projeto poderá ser de até R$ 80 mil. O recurso total é de R$ 400 mil.

Este edital vai contemplar projetos nas áreas da música, teatro, cultura popular, circo, artes visuais, dança, literatura, cultura digital, radiodifusão, audiovisual e novas mídias, cultura da infância e cultura de objetos e patrimônio histórico e material. Os projetos poderão ser realizados em espaços independentes, em equipamentos públicos ou em plataformas virtuais.

Fundo Municipal de Cultura

O FMC tem o objetivo de financiar de forma direta os projetos culturais apresentados por pessoas físicas ou jurídicas de natureza artística e/ou cultural, estimulando a produção e o acesso aos bens culturais e artísticos, garantindo a preservação e a manutenção dos bens materiais e imateriais do patrimônio histórico.

A verba utilizada pelo Fundo é proveniente do orçamento do município, sem depender de um patrocínio da iniciativa privada, como a Lei de Incentivo Fiscal (LIF). Criado em 2014, por meio de lei, o programa investiu aproximadamente R$ 1,5 milhão, beneficiando cerca de 40 projetos em dois anos, garantindo o acesso do público à arte em todos os cantos da cidade.