Duplicação da Ponte Maria Peregrina entra em nova fase de execução
13/12/2016

Secretaria de Governança

As obras de duplicação da ponte Maria Peregrina entram na próxima semana em uma nova fase de execução. Os trabalhos vão se concentrar nas fundações dos pilares de sustentação de toda a estrutura, que terá 210 metros de extensão. A nova travessia vai beneficiar cerca de 60 mil moradores da zona norte de São José, que buscam acessar a região central do município e a rodovia SP-50, que leva ao sul de Minas Gerais.

A previsão da equipe responsável pela execução dos serviços é concluir a concretagem das 42 vigas de suporte até esta sexta-feira (16). O material está sendo produzido em um canteiro de obras paralelo a Via Norte, facilitando o transporte das peças até a ponte, na região da Vila Rodhia. A licença ambiental para o início das fundações foi emitida na última semana pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Além da duplicação da ponte, sentindo centro/bairro, também serão executadas obras de terraplanagem, sistema de drenagem, sinalização viária, iluminação e um novo projeto arquitetônico no local. Os trabalhos estão sendo realizados pela empresa Enpavi Ltda, sediada em São José, que venceu a licitação aberta pela Prefeitura com uma proposta 22% menor que o valor teto da concorrência, que era de R$ 19,2 milhões.

Os serviços, que começaram em julho deste ano, serão executados mediante investimento da Prefeitura no valor de R$ 14,9 milhões. A previsão é que a duplicação da ponte Maria Peregrina seja entregue em até 15 meses. Para o prefeito, a obra representa um grande avanço para a zona norte da cidade.

“A duplicação da ponte é um complemento importante para a Via Norte e uma questão de honra para o governo. Mesmo em um horário de menor movimento, o número de veículos é muito grande e a ponte atual não foi projetada para atender essa demanda. Nós vamos permitir que os moradores de diversos bairros possam se deslocar mais rápido ao trabalho ou voltar mais cedo para casa com segurança”, disse ele.