Formatura do programa Inclusão Produtiva será nesta sexta-feira
13/12/2016
Os formandos frequentaram cursos nas áreas de beleza, corte e costura, informática, alimentos e confeitaria, artesanato e construção civil Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta sexta-feira (16), das 10h às 16h, a solenidade de formatura dos alunos das oficinas do programa de Inclusão Produtiva, durante o segundo semestre de 2016. A cerimônia ocorrerá no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América). As oficinas foram coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

Os formandos frequentaram cursos nas áreas de beleza, corte e costura, informática, alimentos e confeitaria, artesanato e construção civil. Na ocasião, além da entrega dos certificados, haverá uma Feira de Economia Solidária, oferta de serviços, apresentações artísticas e exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos.

As oficinas, que começaram em setembro, foram oferecidas em parceria com a entidade SOS Mulher, para cerca de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade, atendidas nos programas sociais da Prefeitura, como os moradores do futuro conjunto habitacional "Pinheirinho dos Palmares", Bolsistas do PIQ (Programa de Incentivo à Qualificação), cooperativas de catadores e moradores em situação de rua.

O objetivo é fomentar e construir, por meio de oficinas práticas e teóricas, possibilidades de geração de renda, empreendimentos econômicos solidários e acesso a mercado de trabalho, promovendo a inclusão social e econômica de mulheres e demais integrantes de famílias em situação de alta vulnerabilidade social.

As aulas teóricas e práticas foram realizadas em diversas unidades da Prefeitura, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Centro da Juventude, Parque Vicentina Aranha, Casa da Cultura e Fundo Social.

Os alunos receberão os certificados dos seguintes cursos: Padaria Artesanal (72h), Oficina Sabonetes artesanais, artísticos e decorados / embalagens feitas de produtos naturais (24h e 48h), Maquiagem (36h), Manicure, Pedicure e Noções de Depilação (36h), Oficina de Lingerie (64h), Customização de Roupas Infantis (48h), Corte e costura básica (64h), Costura Avançada (64h), Construção de Muros de Alvenaria e Produção de Tijolos de Adobe (48h), Confeitaria de Chocolates (48h), Cabeleireiro (72h), Barbearia (36h), Artesanato (48h) e Informática (30h).

Exposição dos Produtos

Alimentação, costura, artesanatos, móveis artesanais

Desfile do Projeto Tesourinha (alunos da costura e da beleza)

Cerimonial