Centro terá operação de trânsito e transportes para as compras de Natal
14/12/2016
No trânsito, os agentes atuarão em cruzamentos e locais com maior fluxo de pedestres, para orientar motoristas e auxiliar a travessia Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Com o objetivo de facilitar o deslocamento de veículos e pessoas durante o período de compras de fim de ano, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou as ações na região central da cidade. O trabalho será coordenado pelos departamentos de Trânsito e Transportes Públicos, da Secretaria de Transportes.

No transporte coletivo, a escala de férias dos ônibus, que em anos anteriores começava no início do mês, será iniciada somente no próximo dia 26, para oferecer mais opções aos usuários com horário estendido do comércio. O atendimento do transporte alternativo será reforçado para os deslocamentos aos bairros.

No trânsito, os agentes atuarão em cruzamentos e locais com maior fluxo de pedestres, para orientar motoristas e auxiliar a travessia de quem está a pé. A ação será integrada também pelo Centro de Controle Operacional (CCO) que estará monitorando a região para coordenar os agentes de trânsito nas ruas.

Segurança nas ruas

Além do trabalho que será realizado pelos agentes de trânsito e no transporte público, a Operação Natal Seguro, vai unir a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) no reforço à segurança da região central. O trabalho será integrado, mas cada corporação seguirá as atribuições determinadas pelo seu comando.

A Guarda Civil Municipal fará o policiamento preventivo, por meio de viaturas, motos e a pé em toda a área do centro, que também terá a base móvel e o micro-ônibus da corporação instalados em pontos de grande circulação de pessoas.

Os guardas também circularão pelo centro com segways (equilíbrio). Na orla do Banhado, o quiosque 2, inaugurado no sábado (3), abriga um posto de apoio para rondas da GCM, 24 horas, que também ajudará na segurança do local. Uma equipe da Guarda acompanhará ainda o movimento nas ruas pelas câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas).

De acordo com a ACI (Associação Comercial e Industrial), o comércio de rua funcionará até as 20h até esta sexta-feira (16). No sábado (17), as lojas ficarão abertas até as 18h. Na semana do Natal (18 a 23), o funcionamento será até as 22h e véspera, sábado (24), os estabelecimentos comerciais ficam abertos até as 14h.