Orquestra de São José executa Carmina Burana no Piquenique Sinfônico
14/12/2016

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana) encerra 2016 com o tradicional Piquenique Sinfônico neste domingo (18), a partir das 10h30. A Orquestra Sinfônica da São José dos Campos (OSSJC) executará a obra Carmina Burana, de Carl Orff, uma composição que conquistou palcos em todo o mundo com a sua poderosa sonoridade. O espetáculo será ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus, com entrada franca.

Para executar a peça, a OSSJC acompanhará os solistas Carla Domingues (soprano), Jabez Lima (tenor) e Vinicius Atique (barítono), o Coro Jovem Joseense, bem como os coros infantis Coral da Secretaria Municipal de Educação e Meninas Cantoras de Campos do Jordão, somando cerca de 160 pessoas em cena.

A obra Carmina Burana origina-se da publicação em 1847 de uma coleção de 254 poemas e textos dramáticos contidos em manuscritos dos séculos XI e XII, encontrados em um velho mosteiro chamado Benediktbeuren, na Alemanha.

Em 1937, o compositor alemão Carl Orff (1895-1982) musicou alguns dos poemas e textos dramáticos pertencentes a esta coleção de peças (códex) e montou uma cantata homônima, hoje mundialmente famosa. Escritos por monges e eruditos errantes, o códex traz em seu cerne peças de caráter satírico e moral, cantos primaveris, de amor e festivos. A riqueza desta descrição da vida humana é permeada pela Roda da Fortuna, parábola das constantes mudanças a que o Homem se vê submetido durante toda sua vida.

O Piquenique Sinfônico de Natal é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, produzido pela Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC).

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC) como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.