Prefeitura inaugura o primeiro parque inclusivo da região neste sábado
14/12/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos inaugura neste sábado (17), às 10h, o primeiro parque inclusivo do Vale do Paraíba, que vai funcionar no Parque Santos Dumont, região central da cidade. O coral do Integra e de um grupo de mães que fazem parte do “Viva Inclusão” realizarão uma apresentação durante a cerimônia de entrega.

Projetado para atender crianças com deficiência, o novo espaço terá brinquedos adaptados, como balanço para acomodar cadeira de rodas, escorregador e canteiro de areia. Para despertar a parte sensorial da criança, foi construída uma pista de caminhada que receberá cinco tipos de materiais: areia, seixo rolado (pedra), cimento liso, grama e cimento grosso.

As crianças terão ainda uma rampa de treino de marcha, semelhante aos utilizados pelas clínicas de fisioterapia, além de um painel interativo que também atenderá crianças com deficiência visual.

O novo parque visa trabalhar a parte motora, sensorial, intelectual e emocional das crianças, o que pode ser percebido logo na entrada, que ganhará plantas que atraem borboletas.

Academias inclusivas

Além deste novo espaço, a Prefeitura mantém 99 academias ao ar livre, com aparelhos adaptados para pessoas com deficiência, espalhadas em todas as regiões da cidade.

A última academia ao ar livre adaptada foi inaugurada recentemente no Parque Osvaldo Henrique Cimaschi, no bairro Urbanova, região oeste. Com uma área de cerca de 250 mil metros quadrados, o novo parque tem quadras, pista de skate, playground, pista de caminhada, ciclovias e um bosque com mata nativa.