Concerto de Natal Brasileiro reúne mais de 650 pessoas em São José
14/12/2016

Secretaria de Governança

O “Concerto de Natal Brasileiro” reuniu mais de 650 pessoas numa noite especial no Centro de Formação do Educador/CEFE, região norte de São José dos Campos. O espetáculo, realizado na noite dessa terça-feira (13), ficou por conta do Coral Infantil da rede municipal, acompanhado da Orquestra Sinfônica de São José.

Com a presença do prefeito, o evento marcou o encerramento do ano letivo de 2016 da rede (dia 15 para o Ensino Fundamental e dia 16 de dezembro para a Educação Infantil). Autoridades, educadores, familiares e convidados se emocionaram com a apresentação.

O grande Coro Infantil reuniu 150 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFS): Professora Rosa Tomita, Professora Mariana Teixeira Cornélio, Professora Dosulina Chenque Chaves de Andrade, Professora Vera Babo, Professora Otacília Madureira de Moura, Professora Maria Aparecida dos Santos Ronconi e Professora Maria de Melo.

O espetáculo foi regido pela orientadora do Projeto Educação Musical/Canto Coral da rede, Helena Pires. O projeto ocorre atualmente em 18 escolas municipais, sob a coordenação dos professores regentes: Almir Luz, Deo Aquino, Cleide Oliveira e Giselle dos Santos Rodrigues.

A apresentação teve a participação do Grupo de Teatro da EMEF Vera Lúcia Carnevalli Barreto, coordenado pelo professor Carlos Santos. As composições e arranjos foram feitos pelo músico Yuri Popof em parceria com o poeta Paulo Barja.

O repertório foi inspirado na Congada e Folia de Reis, baseado em dez anos de pesquisa de Popof em comunidades que ainda contam com tais manifestações culturais.