Fundhas lança o 3P Fundhas 2016 – Projeto Político Pedagógico
16/12/2016

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) lança a segunda publicação pedagógica e recebe a aprovação do Conselho Curador da Instituição. O “3P Fundhas 2016 - Projeto Político Pedagógico” tem por finalidade registrar a proposta do atendimento das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social no município.

O projeto reúne propostas de ações, definindo e organizando as atividades socioeducativas necessárias aos processos de aprendizagem, atendendo às necessidades das crianças, adolescentes, suas famílias e o contexto social em constante transformação.

Segundo o Diretor Especializado em Criança e Adolescente da Fundhas, o 3P Fundhas 2016 conduz o desenvolvimento de ações socioeducativas para o alcance da emancipação social dos atendidos. “Considerando que a Fundação é um espaço de formação de cidadãos conscientes e críticos, que atuarão na sociedade e poderão modificar seus rumos, o projeto assume o papel de direcionar, por meios teóricos e metodológicos, o fazer da Instituição”, explica.

Para Simone de Oliveira, Chefe de Divisão de Planejamento e Supervisão Técnica da Fundhas, a publicação orienta, contextualiza, norteia e conceitua os saberes e os fazeres da Fundhas. “A Fundação tem uma história de 29 anos na cidade e faz-se necessário o reconhecimento de quem somos, o que queremos e como fazemos. Trata-se de um documento vivo, que exige periódicas reflexões, discussões e atualizações, para aprimorar e qualificar cada vez mais as ações socioeducativas desenvolvidas pela Fundhas.”

Caderno de Formação Socioeducativa da Fundhas 2014/2015

Outra publicação da Fundhas é o Caderno de Formação Socioeducativa 2014/2015, lançado internamente na Instituição em julho de 2016.

A Fundhas foi cadastrada no ISBN – International Standard Book Number, um sistema internacional padronizado que identifica numericamente livros e publicações não periódicas. Com isso, o Caderno, passou a ter um número de identificação atribuído pela Fundação Biblioteca Nacional e tornou-se uma publicação oficialmente editada no país, conforme obrigatoriedade prevista na Lei do Livro 10.753.

O registro facilita ainda, a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente, simplificando a busca e a atualização bibliográfica, bem como contribuindo para a integração cultural entre os povos.

O Caderno de Formação é resultado de um processo de formação continuada, realizado com os profissionais da Fundhas nos anos de 2014 e 2015. O objetivo da publicação foi registrar, conservar e refletir sobre a experiência formativa dos profissionais, além de oferecer diretrizes, repertoriar e orientar as práticas socioeducativas desenvolvidas pela Instituição.

A Fundhas é uma Instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 18 unidades distribuídas nas regiões da cidade.