Prefeitura inaugura parque “Viva Inclusão” no Santos Dumont
18/12/2016
Viva Inclusão
Este é o primeiro parque inclusivo do Vale do Paraíba, e já está funcionando no Santos Dumont, região central da cidade. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São José dos Campos inaugurou neste sábado (17), o primeiro parque inclusivo do Vale do Paraíba, que vai funcionar no Santos Dumont, região central da cidade. Pais, mães e crianças com deficiência acompanharam a abertura do novo espaço, o “Viva Inclusão”.

O coral do Integra e de um grupo de mães realizaram uma apresentação durante a cerimônia de entrega. O parque conta com balanço para acomodar cadeira de rodas, escorregador e canteiro de areia. Para despertar a parte sensorial da criança, foi construída uma pista de caminhada que receberá cinco tipos de materiais: areia, seixo rolado (pedra), cimento liso, grama e cimento grosso.

As crianças terão ainda uma rampa de treino de marcha, semelhante as utilizadas por clínicas de fisioterapia, além de um painel interativo, que também atenderá crianças com deficiência visual.

Giovana Carlomagno, administradora da regional Centro da SSM (Secretaria de Serviços Municipais), e uma das idealizadoras do novo parque inclusivo, explicou que o parque foi projetado para para que as crianças possam desenvolver suas capacidades de forma segura e lúdica.

“Esse parque foi idealizado para trazer para o espaço público um local com segurança, e que podemos trazer nossas crianças para brincar de forma lúdica. Tem aparelhos aqui que as crianças utilizam em clínicas de fisioterapia. Mas aqui buscamos o lúdico, tudo é voltado para o sensorial da criança”, explicou Giovana.

Presente no evento, o prefeito disse que a inauguração do parque “Viva Inclusão”, foi um dos momentos mais emocionantes do seu mandato. “A emoção maior é poder entregar esse equipamento inovador, e saber foi construído junto com os pais. Recebi algumas mães em meu gabinete, me reuni com secretários e com a administradora da regional central, e disse para formularmos o parque de acordo com o desejo dessas mães. Não saiu da prancheta de um tecnocrata, mas do desejo desse movimento maravilhoso que é o Viva Inclusão”, disse.

O parque “Viva Inclusão” fica logo na entrada do Parque Santos Dumont pela Rua Engenheiro Prudente de Moraes. Além deste novo espaço, a Prefeitura mantém academias ao ar livre com aparelhos adaptados para pessoas com deficiência. A última foi inaugurada no Parque Ribeirão Vermelho, no bairro Urbanova, região oeste.