Obra de revitalização da Estação Central será entregue nesta terça
19/12/2016

A MRS Logística, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), realiza nesta terça-feira (20), às 11h30, a entrega da obra de revitalização da Estação São José dos Campos – também conhecida como Estação Central de Trem – que fica na Avenida Sebastião Gualberto.

As obras duraram cerca de nove meses com a reforma do prédio e do jardim do entorno da estação, que recebeu novo paisagismo, pintura, reforma dos banheiros e adaptação para acessibilidade, entre outros detalhes.

O local será usado como escritório da empresa, mas haverá uma sala aberta à visitação do público, onde estarão disponíveis informações sobre a estação e um pequeno histórico do prédio.

Este projeto de revitalização foi acompanhado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac) e por técnicos do setor de Diretoria de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O prédio da Estação São José dos Campos foi inaugurado em 1925, com a mudança da antiga estação, que funcionava desde 1876 nas imediações da Avenida João Guilhermino, local onde hoje está o prédio da Sabesp.

A mudança para a Vila Maria favoreceu o crescimento industrial de Santana, que passou a se constituir num importante bairro operário, característica que manteve até o fim da primeira metade do século XX.

A concessão para a MRS Logística foi em 1996, mesmo ano em que foi preservada pela Lei Municipal 4.943/96.

Estações

Em 2013, a Secretaria de Patrimônio da União transferiu três estações de trem para o município, que assumiu o compromisso de preservá-las.

Em agosto de 2016, foi concluída a obra de revitalização da Estação de Eugênio de Melo, em que foram restauradas a parte externa da estação, com a retomada da fachada original, e a estrutura interna do prédio, que conta agora com três salas. O local funciona como um anexo da Casa de Cultura Rancho do Tropeiro.

A estação Martins Guimarães passa por obras emergenciais. Estão sendo reformadas as paredes, a cobertura, portas e janelas para que o espaço ganhe posteriormente novo uso.