Cerimônia marca entrega da revitalização da Estação Central
20/12/2016
A Estação Central de Trem de São José está revitalizada, com reforma, pintura nova e jardim do entorno da estação com novo paisagismo Foto: Rosana Capucho/PMSJC

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Estação Central de Trem de São José dos Campos (Avenida Sebastião Gualberto, s/nº) está revitalizada. A cerimônia de entrega da obra ocorreu na manhã desta terça-feira (20) com homenagens a quem fez parte da história da estação. O trabalho de recuperação foi realizado pela MRS Logística, proprietária do prédio, e contou com a parceria da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Foram nove meses de obras para a revitalização do prédio e do jardim do entorno da estação, que agora tem um novo paisagismo, pintura, banheiros reformados e adaptados para acessibilidade, entre outros detalhes.

“Esse é o restauro verdadeiro de um patrimônio que é ferroviário, um patrimônio da história da cidade, do Brasil”, disse o diretor da MRS Gustavo Bambini. “Tem um valor histórico, um valor paisagístico, mas principalmente um valor humano”, concluiu o diretor, enfatizando que a Estação Central vai além de apenas uma estrutura física.

Durante a cerimônia houve dois homenageados, Antônio Lima Costa (Sr. Costinha), um antigo funcionário da Estação, que agora dá nome ao prédio revitalizado e Hélio Conceição Rodrigues, que desde os primórdios da estação era proprietário de um bar, que ficava em frente. Hélio agora dá nome ao jardim da estação.

Todo o movimento da Estação Central, as histórias dos trens e das pessoas se mesclavam ao bar do seu Hélio. Já falecido, ele foi representado por sua animada família portuguesa.

“Essa estação é história. Isso daqui foi a vida da cidade naquela época. Tudo chegava aqui, tudo saia daqui. A Dutra era uma pista de terra, então o pessoal vinha de trem e era um movimento muito grande, trens de Aparecida, Minas Gerais, Rio de Janeiro”, disse a professora Graciana Fonseca Machado, filha de seu Hélio. Ela morava em frente ao prédio histórico. “Aqui era o coração pulsante de São José.”

“A importância da história, a importância da memória de qualquer comunidade precisa ser preservada, cultivada e reverenciada”, disse o prefeito durante a entrega, destacando a forma como o passado se faz presente em cada avanço. “Diz a música que é para frente que se anda, mas se você não tiver a trajetória do passado, você não teria chegado aqui e não teria como ir pra frente, adiante.”

O local restaurado será usado como escritório da empresa, mas haverá uma sala aberta à visitação do público, onde estarão disponíveis informações sobre a estação e um pequeno histórico do prédio.

Estações

Em 2013, a Secretaria de Patrimônio da União transferiu três estações de trem para o município, que assumiu o compromisso de preservá-las. Em agosto de 2016, foi concluída a obra de revitalização da Estação de Eugênio de Melo, na qual foram restauradas a parte externa da estação, com a retomada da fachada original, e a estrutura interna do prédio, que conta agora com três salas. O local funciona como um anexo da Casa de Cultura Rancho do Tropeiro.

A estação Martins Guimarães passa por obras emergenciais, sendo reformadas as paredes, a cobertura, portas e janelas para que o espaço ganhe posteriormente novo uso.

“Em quatro anos a gente conseguiu fazer muito em defesa do patrimônio dessa cidade”, destacou o presidente da FCCR. Ele ainda ressaltou com entusiasmo outras conquistas que vieram ao longo do ano. “A gente já tinha o Parque da Cidade e esse ano o município ganhou o complexo da Tecelagem Paraíba por meio de uma doação do Governo do Estado.”