Comercialização do biogás irá render R$ 7,3 milhões à Urbam
21/12/2016

Urbam

A Urbanizadora Municipal S/A (Urbam) deu entrada neste mês no licenciamento da unidade de geração de energia de biogás do Aterro Sanitário. A operação precisa de aval da Cetesb. A comercialização irá resultar em receitas de R$ 7,3 milhões para Urbam nos próximos anos.

A Urbam e Prefeitura fortaleceram em junho a sustentabilidade do Aterro Sanitário de São José dos Campos com a modernização do local e comercialização dos créditos de carbono. A empresa KR Energia Ltda – vencedora da licitação – irá implantar, operar e comercializar a energia gerada.

O início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2017. São José dos Campos será uma das 10 primeiras cidades do país a ter geração de energia a partir do Aterro Sanitário.

Além da geração de energia, a alta eficiência do sistema de controle da emissão da poluição é superior ao processo que prevê apenas a queima do gás. A empresa suíça First Climate, líder mundial no mercado de ativos ambientais, vai adquirir os créditos de carbono.

O projeto contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito de estufa, e gerará energia renovável suficiente para o consumo de 23 mil habitantes, na potência de 3,2 MW.

Créditos de carbono

Os créditos de carbono, chamados oficialmente de Redução Certificada de Emissão, são uma espécie de moeda de troca criada pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Kyoto.

Cada tonelada de CO2 que deixa de ir para a atmosfera gera 1 crédito de carbono, que pode ser comercializado no mercado internacional. Deste modo, a captação de gases no Aterro Sanitário de São José, além de representar uma ação concreta de proteção ao meio ambiente, gera recursos financeiros para o município.