Ligações para o 153 são integradas à Central 156 da Prefeitura
22/12/2016
Central 156
Foram integrados os serviços atendidos pela Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar e Abordagem Social. Foto: Antonio Basílio/PMSJC

A partir deste mês está em funcionamento a integração das chamadas para o telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), à Central 156. O novo serviço possibilita o registro das ocorrências recebidas em um sistema de atendimento integrado pela Prefeitura de São José dos Campos. O benefício é a redução no tempo de resolutividade e resposta à demanda do cidadão.

Foram integrados os serviços atendidos pela Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar e Abordagem Social. O objetivo foi centralizar um único canal de atendimento ao cidadão, permitindo o gerenciamento das demandas por meio de um sistema integrado com todas as secretarias e órgãos da administração pública municipal.

A integração foi realizada pela Prefeitura com o apoio da consultoria técnica da equipe do IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento). A primeira etapa foi elaborar um diagnóstico dos serviços atendidos pela Guarda Civil Municipal via 153 no Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC 156).

Nesse período foram realizadas visitas técnicas e acompanhamento das chamadas, que permitiu identificar as demandas recebidas, o levantamento dos responsáveis e informações necessárias para realizar os atendimentos e o mapeamento dos serviços.

Foi constatado que 69% dos protocolos registrados nesse primeiro período não são de responsabilidade da Guarda Civil Municipal, permitindo que a demanda fosse encaminhada diretamente ao setor responsável pelo atendimento.

O gerente de operações do IPPLAN, João Carlos Brito Santos, explica que para acionar a Guarda Civil Municipal, o munícipe continua discando o número 153 e a chamada é redirecionada para a Central 156. “A diferença para o cidadão é que ao registrar a solicitação, ele vai perceber a padronização do atendimento e poderá acompanhar o andamento de seu protocolo e receber uma devolutiva quanto ao serviço”, afirma.

A equipe do IPPLAN, responsável pelo atendimento da Central 156, passou por treinamento para receber esse atendimento. Além disso, 45 técnicos foram capacitados especificamente como RSO (Responsável pelo Serviço no Órgão), sendo designados para operar o sistema 156 e gerenciar as demandas.

Saiba mais

Desde 2011 o IPPLAN é contratado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos para realizar a gestão da Central 156. Entre os serviços oferecidos, estão a integração entre as secretarias e órgãos da administração pública em uma plataforma de informações e serviços, a excelência e profissionalização do atendimento ao cidadão, além da geração de informações estratégicas e a informação de demandas municipais em base de dados única e geoespacializada.