Secretaria de Governança
A partir deste mês está em
funcionamento a integração das chamadas para o telefone 153, do Centro de
Operações Integradas (COI), à Central 156. O novo serviço possibilita o
registro das ocorrências recebidas em um sistema de atendimento integrado pela
Prefeitura de São José dos Campos. O benefício é a redução no tempo de
resolutividade e resposta à demanda do cidadão.
Foram integrados os serviços
atendidos pela Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar e Abordagem Social. O
objetivo foi centralizar um único canal de atendimento ao cidadão, permitindo o
gerenciamento das demandas por meio de um sistema integrado com todas as
secretarias e órgãos da administração pública municipal.
A integração foi realizada
pela Prefeitura com o apoio da consultoria técnica da equipe do IPPLAN
(Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento). A primeira etapa foi
elaborar um diagnóstico dos serviços atendidos pela Guarda Civil Municipal via
153 no Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC 156).
Nesse período foram
realizadas visitas técnicas e acompanhamento das chamadas, que permitiu
identificar as demandas recebidas, o levantamento dos responsáveis e
informações necessárias para realizar os atendimentos e o mapeamento dos
serviços.
Foi constatado que 69% dos
protocolos registrados nesse primeiro período não são de responsabilidade da
Guarda Civil Municipal, permitindo que a demanda fosse encaminhada diretamente
ao setor responsável pelo atendimento.
O gerente de operações do
IPPLAN, João Carlos Brito Santos, explica que para acionar a Guarda Civil
Municipal, o munícipe continua discando o número 153 e a chamada é
redirecionada para a Central 156. “A diferença para o cidadão é que ao
registrar a solicitação, ele vai perceber a padronização do atendimento e
poderá acompanhar o andamento de seu protocolo e receber uma devolutiva quanto
ao serviço”, afirma.
A equipe do IPPLAN,
responsável pelo atendimento da Central 156, passou por treinamento para
receber esse atendimento. Além disso, 45 técnicos foram capacitados
especificamente como RSO (Responsável pelo Serviço no Órgão), sendo designados
para operar o sistema 156 e gerenciar as demandas.
Saiba
mais
Desde 2011 o IPPLAN é
contratado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos para realizar a
gestão da Central 156. Entre os serviços oferecidos, estão a integração entre
as secretarias e órgãos da administração pública em uma plataforma de
informações e serviços, a excelência e profissionalização do atendimento ao
cidadão, além da geração de informações estratégicas e a informação de demandas
municipais em base de dados única e geoespacializada.