Casa do Saber Casimiro Montenegro abre as portas no Teatrão
23/12/2016
Novo Teatrão
A torre da Casa do Saber abriga um mirante 360 graus, de onde se destacam a vista para Serra da Mantiqueira e a paisagem urbana. Foto: Rosana Capucho/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos abriu, na noite desta quarta-feira (21), a Casa do Saber “Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho”. O espaço dedicado às ciências, divulgação e iniciação científica integra o complexo do Novo Teatrão, na região leste da cidade.

A cerimônia contou com a apresentação do coro Contraponto, demonstrações de realidade virtual e sessões no planetário da unidade. A proposta da Casa do Saber é popularizar o ensino e aprendizado da ciência entre os alunos e a população.

“Um ano atrás esse local era um criadouro de dengue e um problema para a vizinhança. Essa é uma grande conquista. Para que tenhamos ciência, tecnologia e inovação você precisa de pessoas. E para que tenhamos pesquisadores, técnicos e cientistas precisamos de uma educação de qualidade desde a primeira infância. Esse espaço agora será um criadouro de cientistas”, disse o prefeito, durante a cerimônia..

O pavimento térreo contará com uma exposição permanente sobre pré-história, com réplicas de dinossauros que viveram no Brasil. Entre eles o Oxalaia quilombensis, maior carnívoro brasileiro, com onze metros de comprimento e quase quatro metros de altura, que fica suspenso por cabos no local.

O primeiro pavimento, dedicado a exposições temporárias, receberá o projeto Cachoeiras, que coletou dados sobre qualidade de água do rio Paraíba. O segundo pavimento conta com auditório, laboratórios, será um espaço para formação de professores.

A torre da Casa do Saber abriga um mirante 360 graus, de onde se destacam a vista para Serra da Mantiqueira e a paisagem urbana de São José. Esse espaço será dedicado ao conhecimento sobre o processo de ocupação humana do território.  “É um espaço incrível. No mirante teremos uma exposição permanente contando o que está do lado de fora”, explicou a professora Sandra Sueli Ramos.

Acima do mirante, o planetário da Casa do Saber conta com capacidade para 40 pessoas. “É um planetário que certamente vai atender as escolas da nossa rede e da região”, disse a professora Kêmeli Mamud. “Esse espaço precisa ser apropriado pelos professores, pelos alunos e pela sociedade”, lembrou o prefeito.

A Casa do Saber também está com uma exposição itinerante de Jean-Baptiste Debret, com reproduções de quadros do artista francês que registrou o cotidiano do Brasil colonial.

O prefeito explicou o motivo da homenagem Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, que nomeia a Casa do Saber. “Ele é o grande herói joseense, o nosso Santos Dumont, uma figura que a cidade precisa conhecer melhor. Numa época em que o país importava bicicletas ele falou: ‘vamos fabricar aviões’”.

Novo Teatrão

A Casa do Saber integra o Novo Teatrão, que terá ainda ginásio multiuso com capacidade para 4500 pessoas, creche para atender 200 crianças e área de convivência e atividades físicas. A previsão é de que essas etapas das obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2017.

A Prefeitura, por meio de acordo celebrado na Justiça com o São José Esporte Clube, retomou 70% da área do complexo, recuperando um espaço antes degradado para uso da população.