Prefeitura soma R$ 561 milhões em obras e investimentos em 4 anos
26/12/2016
Prefeitura soma R$ 561 milhões em obras e investimentos em 4 anos
“São destacados investimentos como a Escola Interativa, Samu e Hospital da Mulher, Novo Centro e outras conquistas”, diz prefeito Foto: Júlia Carvalho / Divulgação

Secretaria de Governança

A Prefeitura realizou R$ 561 milhões em obras e novos investimentos nos últimos quatro anos em São José dos Campos. O balanço faz parte do relatório de transição entregue para a próxima gestão, e está disponível na página www.sjc.sp.gov.br/transicao.

O relatório lista os benefícios gerados por cada obra e investimento. “São destacados investimentos como a Escola Interativa, a ampliação da rede municipal de ensino, a implantação de serviços na área da saúde, como o Samu e Hospital da Mulher, a regularização e infraestrutura levada aos bairros, o Novo Centro e o resgate do Benedito Alves, e muitas outras conquistas”, disse o prefeito.

As obras de revitalização do Novo Centro somaram R$ 10,7 milhões, transformando a Orla do Banhado, a Praça da Matriz e a Avenida Nove de Julho. Um investimento que se somou a outros realizados em equipamentos públicos do Centro, como a Galeria Pedro Rachid, revitalizada para abrigar a nova Unidade de Especialidades de Saúde por meio da aplicação de R$ 5,5 milhões.

As obras públicas também tiveram um importante papel na ativação da economia e geração de empregos, minimizando o impacto da crise econômica nacional, aponta o prefeito.

“Foi fundamental o incentivo às obras públicas, especialmente a construção de escolas e creches nesses quatro anos. Foram nada menos do que oito já entregues e seis com obras em andamento. Tivemos também uma série de obras viárias, em um período que a cidade atingiu um número recorde de pavimentações e melhorias em vias”, lembrou o prefeito.

Entre as obras viárias, ele destaca a duplicação dos dois sentidos do Viaduto Kanebo, que somaram R$ 21 milhões em investimentos, e a ampla pavimentação feita em bairros da região leste, como Pousada do Vale e Jardim Santa Hermínia.

Entre os maiores investimentos na construção de novas unidades escolares, está a Escola Municipal de Ensino Fundamental Emmanuel Antônio dos Santos, no bairro Frei Galvão (região leste), com capacidade para quase mil novas vagas. Outro investimento importante foi o Instituto Materno-Infantil Professora Helena Ferreira, no Jardim Jussara, um investimento de R$ 7,3 milhões, com abertura de 360 vagas de creche.

“Além disso foram agregados ao patrimônio municipal ativos que, além de seu valor, têm potencial para gerar receitas, como os parques Alberto Simões e Ribeirão Vermelho, o novo Martins Pereira e o Novo Teatrão”, disse o prefeito.

“Somente com a retomada do Teatrão, o município teve seu patrimônio incrementado em R$ 150 milhões”, completou.

Para o prefeito, as ações feitas nestes quatro anos também prepararam São José dos Campos para receber novos investimentos no curto prazo. “As ações realizadas neste período, tendo continuidade e aprofundamento, podem ajudar a cidade a enfrentar o momento econômico crítico do país e até mesmo revertê-lo”, apontou.