Prefeitura publica lista de avaliação cirúrgica na internet
29/12/2016

A Prefeitura de São José dos Campos ampliou nesta quarta-feira (28) a plataforma de Consulta de Cirurgias Online, disponibilizada desde novembro na internet. Agora o sistema também permite a Consulta de Avaliação Cirúrgica Online.

Com essa nova ação, a Prefeitura amplia a transparência no acompanhamento pelos pacientes que aguardam cirurgia eletiva. Essa avaliação médica indica se a cirurgia é necessária ou se é mais indicado outro tipo de tratamento.

A ferramenta é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento). “Nosso esforço é para que no futuro também sejam incluídos nessa plataforma as listas de espera das consultas médicas e exames”, afirma o diretor do instituto.

O sistema online torna mais transparente a lista de avaliação e a de cirurgias do município, dando também mais equidade no acesso aos procedimentos. “Havia um desconhecimento do tamanho e das prioridades na lista de espera, além de não existir uma lista única, com cada prestador gerenciando a própria lista”, comenta o diretor do Ipplan.

O sistema é de fácil utilização pelos pacientes. Para fazer a consulta de sua posição na espera pela avaliação cirúrgica, o interessado precisará informar apenas o número do Cadastro de Regulação Ambulatorial (CRA) e responder uma pergunta, que pode ser a data de nascimento, nome da mãe ou número do cartão SUS. Em seguida, terá acesso à colocação na lista.

O processo de construção da plataforma de consulta utilizou a ferramenta de Tecnologia da Informação (TI) conhecida como Business Intelligence (BI). O BI, por meio de recursos computacionais, faz a análise e organiza os dados de maneira inteligente, estabelecendo prioridades e dando transparência às informações.