Planetário da Casa do Saber recebe nome de Remo Cesaroni
29/12/2016

Comendador Remo Cesaroni. Este é o nome do planetário instalado na Casa do Saber do Novo Teatrão, na Vila Industrial, região leste de São José dos Campos. O prefeito assinou o decreto de nomeação na quarta-feira (28).

Astrônomo e empresário, Cesaroni desenvolveu pesquisas significativas para a área de astronomia. Além do desempenho profissional, deixou sua marca na cidade como ator, carnavalesco e filantropo.

Cesaroni foi um imigrante italiano naturalizado brasileiro que criou em São José dos Campos o Observatório Galileu Galilei, inaugurado em 1943, na Vila Ema. O observatório foi o único particular e um dos mais importantes da América do Sul. Na década de 60, São José chegou a abrigar no mesmo bairro o Cine Planetário, também idealizado por Cesaroni.

Para o prefeito, dar o nome de Cesaroni ao planetário da Casa do Saber representa uma justa homenagem a uma personagem ímpar da história contemporânea de São José.

“Ele foi um pioneiro nos estudos espaciais e um exemplo para as novas gerações antes mesmo da instalação dos grandes centros de pesquisa e tecnologia, que marcam a vocação atual da cidade”, afirmou o prefeito.

Casa do Saber

A Prefeitura de São José dos Campos abriu no dia 21 a Casa do Saber Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. O espaço dedicado às ciências, divulgação e iniciação científica integra o complexo do Novo Teatrão.

O pavimento térreo terá uma exposição permanente sobre pré-história, com réplicas de dinossauros que viveram no Brasil. Entre eles, o Oxalaia quilombensis, maior carnívoro brasileiro, com 11 metros de comprimento e quase quatro de altura, que fica suspenso por cabos no local.

O primeiro pavimento, dedicado a exposições temporárias, receberá o projeto Cachoeiras, que coletou dados sobre qualidade de água do Rio Paraíba. O segundo pavimento, com auditório e laboratórios, será um espaço para formação de professores.

A torre da Casa do Saber abriga um mirante 360 graus, de onde se destacam a vista para a Serra da Mantiqueira e a paisagem urbana de São José. Acima do mirante, o planetário da Casa do Saber, agora batizado como Remo Cesaroni, tem capacidade para 40 pessoas.

Novo Teatrão

A Casa do Saber integra o Novo Teatrão, que terá ainda ginásio multiuso com capacidade para 4.500 pessoas, creche para atender 200 crianças e área de convivência e atividades físicas. A previsão é de que essas etapas das obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2017.