Prefeitura define indicadores para programa Escola Interativa
29/12/2016

Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento

O programa Escola Interativa agora tem diretrizes de avaliação e aperfeiçoamento estabelecidas em um decreto publicado pelo prefeito na quarta-feira (28). Elas visam avaliar quatro princípios que fundamentam o programa: infraestrutura instalada, adesão do professor, resultados pedagógicos e incorporação dos pais e responsáveis ao esforço educacional.

A partir desses princípios, o Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), em parceria com a Prefeitura, desenvolveu um estudo e propôs a criação de 11 indicadores que possibilitam avaliar se os resultados estão de acordo com o planejado e, caso necessário, que se realizem ajustes no programa.

Os indicadores deverão integrar os Planos Plurianuais (PPAs) e ser compatíveis com as Metas e Estratégias do Plano Municipal de Educação. Esses indicadores poderão ser reavaliados após debate com os professores e a comunidade escolar, buscando o aperfeiçoamento do programa.

O secretário de Educação afirma que um dos pontos fortes é o apoio ao professor em sala de aula. “Na implantação do programa, além da mudança cultural que representa no cotidiano dos alunos e da escola, optamos por desenvolver ações que respeitassem a dinâmica do professor, buscando sua adesão e não impondo de cima para baixo a obrigatoriedade do uso dos novos recursos tecnológicos”, explica.

Conheça o programa

O programa Escola Interativa, implantado na rede municipal desde julho de 2014, vem contribuindo decisivamente para um novo processo de aprendizagem que une tecnologia e pedagogia. A iniciativa tem capacitado profissionais de educação, modernizando e transformando toda a rede.

Todas as 47 unidades de ensino fundamental e 78 de educação infantil são atendidas hoje pelo programa, que beneficiou 60 mil alunos e capacitou 4 mil professores, além de coordenadores de ensino, diretores das escolas e agentes administrativos da Secretaria de Educação.

A Prefeitura também criou o Ledi Professor Eduardo Augusto Fernandes, um centro de inteligência da Escola Interativa destinado a atividades de inclusão digital, educação tecnológica e criação de conteúdo educativo digital, inclusive aplicativos e jogos instalados nos tablets. Realiza também oficinas para educadores da rede, alunos e comunidade em geral.