Valeclin volta a atender exames laboratoriais do SUS
06/01/2017

Secretaria de Saúde

A partir de segunda-feira (9), os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) que precisam de exames laboratoriais, voltarão a ser atendidos pelo Valeclin. O laboratório havia anunciado a suspensão do serviço devido à dívida de cerca de R$ 1,8 milhão deixada pela administração passada da Prefeitura.

Segundo o prefeito de São José dos Campos, o Valeclin deu um voto de confiança à Prefeitura e a partir deste mês os pagamentos serão normalizados. “Eles entenderam o momento delicado e aceitaram reiniciar a coleta dos exames em todas as unidades do Valeclin”, disse o prefeito, lembrando que são 17 mil pacientes da rede pública beneficiados pela medida.

Quanto à dívida, o prefeito informou que nos próximos meses a Prefeitura irá traçar um plano de parcelamento do montante, proposta que foi aceita pela direção do Valeclin por entender a difícil situação financeira do município.

O vice-prefeito que também participou das negociações com a o Valeclin, agradeceu o empenho dos profissionais do Laboratório Central durante o período de suspensão do atendimento pelo laboratório conveniado, uma vez que a unidade ficou sobrecarregada nos últimos dias, gerando filas e reclamações.

UBS Resolve

O prefeito salientou ainda que, com a implantação do programa UBS Resolve, os exames laboratoriais passarão a ser colhidos dentro das próprias unidades básicas de saúde, tornando o atendimento mais ágil e eficaz. Um projeto piloto deverá ser iniciado até o final do mês na UBS do Galo Branco, região leste da cidade.